Previsão de ondas moderadas e maré elevada neste sábado (14/04) e domingo (15/04) informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta

Fonte: NPH-Unisanta

Com a chegada de uma frente fria na região da Baixada Santista, prevista para esse final de semana, há previsão de ondas moderadas atingirem a região já na tarde de sábado (14/04) em conjunto com uma maré elevada. O pico da agitação marítima está previsto para o domingo, segundo os modelos numéricos do NPH-Unisanta (Figura 1).

De acordo com o modelo de ondas, a previsão é que o mar comece a ficar agitado na tarde de sábado, com ondas moderadas oriundas do quadrante sul e que devem atingir o ápice no domingo, podendo ultrapassar 2,2 metros na Baía de Santos (Figura 2) e 2,9 metros na entrada do Canal de Navegação do Porto de Santos (mar aberto).

Com relação ao nível do mar, há previsão de maré elevada para a tarde de sábado (14/04 às 14h20), e para o domingo (15/04) na madrugada (02h40) e durante a tarde (15h00). Nesses três períodos atingindo aproximadamente 1,8 metros na região da Ponta da Praia e 1,9 metros no interior do estuário, representando um aumento de 0,30 a 0,40m em relação à tábua de marés (Figura 3). De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, este nível da maré exige atenção e pode causar alagamentos em áreas da cidade.

Além disso, essa maré elevada pode intensificar os alagamentos em algumas regiões da Baixada Santista, se associada a eventos de chuvas intensas, como a prevista por alguns institutos e modelos meteorológicos para esse final de semana.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 16h00 de sexta-feira (13/04/2018). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.