Previsão de ondas moderadas e maré acima do normal na próxima segunda-feira (13/11) informa o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta

182

Boletim Informativo do NPH-Unisanta

Com a chegada de uma frente fria na região, caracterizada por ventos intensos do quadrante sul, de acordo com os modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Universidade Santa Cecília (NPH-Unisanta) a previsão para segunda-feira (13/11) é de ondas moderadas oriundas do quadrante sul superiores a 2 metros na Baía de Santos (Figuras 1 e 2).

Além disso, a previsão é de nível do mar acima da tábua de marés, segundo os resultados do modelo, a maré deve ultrapassar 1,6m às 13h40 do dia 13/11, representando um aumento de 40cm em relação à tábua de marés (Figura 3). Cabe ressaltar que a previsão pode se intensificar devido a ocorrência de ventos fortes.

Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões ao longo dos próximos dias e informam que se a previsão de hoje se mantiver, não são esperados alagamentos das vias públicas, ocasionados pelo nível do mar. Também não são esperados impactos oriundos da agitação marítima, nas estruturas urbanas na Ponta da Praia devido à direção preferencial das ondas e da altura de maré.

Maiores detalhes das previsões e os dados atualizados podem ser visualizados no endereço eletrônico http://nph.unisanta.br.

Boletim emitido às 15h30 de sexta-feira (10/11/2017). Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para segunda-feira (13/nov. 09h00). A escala de cores representa a altura significativa da onda em metros e as setas indicam a direção de propagação das ondas.

Figura 2. Previsão do modelo de ondas. A altura significativa da onda (m) para as regiões da entrada do canal de navegação (linha em laranja), Ilha das Palmas (linha azul), Ponta da Praia (linha verde) e Gonzaguinha (linha vermelha), dados coletados pelo sensor da Praticagem de Santos em preto.

Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha laranja), apresentando o nível do mar (maré) na estação da Ilha das Palmas. Os dados coletados pelo marégrafo da Praticagem de Santos estão apresentados em preto.