Boletim NPH – Unisanta Nº 26/2026 – 25/10

26

[Atualização] Previsão de maré elevada, mar agitado e chuva volumosa se mantém, com Estado de Alerta entre domingo (25/10) e segunda-feira (26/10), informam o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta e a Sala de Situação da Baixada Santista

Se as previsões se confirmarem, há risco de alagamentos persistentes devido à ação combinada de maré alta e chuvas volumosas, principalmente no domingo (25/10) e na madrugada de segunda-feira (26/10).

De acordo com a atualização das previsões dos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), a Sala de Situação da Baixada Santista informa que devido ao avanço da frente fria, a maré estará mais elevada a partir de domingo (25/10) com máximos previstos de 1,9m na orla e 2,0m no interior do estuário (Santos, São Vicente e Cubatão), por volta de 02h30 de segunda-feira (26/10), representando um aumento de 40 cm de maré meteorológica em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figura 1).

Com relação às ondas, o mar ficará mais agitado na Baía de Santos e na orla das demais cidades da Baixada Santista a partir da tarde deste domingo (25/10). A previsão indica ondas oriundas do quadrante sul com até 1,8m de altura significativa, abaixo do nível de atenção (Tabela 1, Figura 2).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar e altura significativa das ondas. Fonte: Modelos NPH-Unisanta

*Em relação ao datum vertical da carta náutica do Porto de Santos (nível da baixa-mar média de sizígia).
** Para referência no marégrafo de Barnabé, adicione 16cm aos valores da tabela.

De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de Alerta no interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão devido à previsão de nível do mar acima de 2,0 m na madrugada de segunda-feira (26/10) e de Atenção na orla dos municípios devido à previsão de nível do mar entre 1,8 m e 2,0 m.

Com relação à meteorologia, de acordo com a Defesa Civil de Santos e a Sala de Situação da Baixada Santista os acumulados de chuvas nas últimas 24 horas variaram entre 37 e 87 mm na Baixada Santista. Para este domingo (25/10) a previsão de chuvas fortes e persistentes se mantém. Na segunda-feira (26/10) ainda há previsão de chuva, mas as instabilidades devem perder força a partir de terça-feira (27/10).

Tabela 2 – Previsão de chuvas. Fonte: Defesa Civil de Santos e Sala de Situação da Baixada Santista.

As informações deste boletim são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo dos dias. Atualizações e mais detalhes das previsões por município estão disponíveis em https://salasituacaohidrobs.com.br.

Boletim emitido às 12h de domingo (25/10/2026), com base nos sistemas IARA-BS | SACI-BS da Sala de Situação da Baixada Santista e no sistema AquaSafe Santos. Este é um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Previsão dos Modelos Hidrodinâmicos (Mohid, em azul e Delft3D, em verde), apresentando o nível do mar para as estações Praticagem (Baía de Santos, quadro superior) e Barnabé (Interior do estuário, quadro inferior). Dados medidos pelos marégrafos da Praticagem de São Paulo em linha preta e a previsão da tábua de marés em linha laranja tracejada. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 2. Previsão dos modelos de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Baia de Santos (SWAN v01 em azul, SWAN v02 em verde e Delft3D em vinho). Dados medidos pelos sensores da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.