Previsão de maré elevada e mar agitado a partir de domingo (04/01), informam o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta e a Sala de Situação da Baixada Santista
De acordo com as previsões dos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta (NPH-Unisanta), a Sala de Situação da Baixada Santista informa que o mar voltará a ficar agitado na Baía de Santos e na orla das demais cidades da Baixada Santista entre domingo (04/01) e segunda-feira (05/01), com ondas de sul-sudeste que podem ultrapassar 2,6m de altura significativa no domingo (Tabela 1, Figuras 1 e 2). Neste momento os sensores da Praticagem de São Paulo registram 1,1m de altura significativa da onda na Baía de Santos (01/01 às 12h30), sendo que o pico da ondulação registrado ontem foi de 1,91m às 14h40.
Com relação ao nível do mar, a maré poderá ultrapassar 1,9m em toda a região de orla da Baixada Santista e 2,0m no interior do Estuário (Santos, São Vicente e Cubatão), com altura máxima prevista para segunda-feira (05/01) às 03h, o que representa um aumento de até 60cm em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figura 3).
Tabela 1 – Previsão do nível do mar e altura significativa das ondas. Fonte: Modelos NPH-UNISANTA

*Em relação ao datum vertical da carta náutica do Porto de Santos (nível da baixa-mar média de sizígia).
** Para referência no marégrafo de Barnabé, adicione 19cm aos valores da tabela.
De acordo com os Planos de Contingência para Ressacas e Inundações Costeiras de São Paulo e de Santos, o estado é de Atenção na região de orla em todos os municípios da Baixada Santista devido à previsão de nível do mar entre 1,8 e 2,0 m, e altura significativa das ondas entre 2,0 e 3,0 m. Na região do interior do estuário de Santos, São Vicente e Cubatão o estado é de Alerta, devido a previsão de nível do mar acima de 2,0m. Se as previsões se confirmarem, há risco elevado de inundações costeiras durante os períodos de maré alta e de alagamentos durante os períodos de maré alta associado as chuvas previstas, principalmente na região do interior do estuário.
Com relação à meteorologia, a Defesa Civil de Santos informa que a partir de hoje (01/01), aumentam as chances de pancadas de chuva típicas de verão na região, ocorrendo principalmente nos períodos da tarde e início da noite que podem adquirir intensidade forte e volume elevado, acompanhadas de raios. Essa condição vai persistir entre o sábado (03/01) e o domingo (04/01), com a passagem de uma frente fria (Tabela 2).
Tabela 2 – Previsão de chuvas. Fonte: Defesa Civil de Santos.

Cabe ressaltar que as informações deste boletim são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo dos dias.
Mais detalhes das previsões por município estão disponíveis em http://salasituacaohidrobs.com.br.
Boletim emitido às 12h40 de quinta-feira (01/01/2026), com base no sistema IARA-BS/SACI-BS da Sala de Situação de Recursos Hídricos da Baixada Santista e no sistema AquaSafe Santos. Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de ondas para o litoral de São Paulo durante domingo (04/01) às 15h. A escala de cores representa a altura significativa das ondas (m).

Figura 2. Previsão dos modelos de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde). Dados medidos pelos sensores da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.

Figura 3. Previsão dos Modelos Hidrodinâmicos (Mohid, em azul e Delft3D, em verde), apresentando o nível do mar para as estações Praticagem (Baía de Santos, quadro superior) e Barnabé (Interior do estuário, quadro inferior). Dados medidos pelos marégrafos da Praticagem de São Paulo em linha preta e a previsão da tábua de marés em linha laranja tracejada. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo
