[Atualização] Estado de Alerta: Previsão de mar agitado e maré elevada se mantém até segunda (3/4), informa o NPH Unisanta

208

Conforme previsto pelos modelos numéricos do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH-Unisanta), o mar está agitado e a maré elevada desde a madrugada de hoje (02/04). Os sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas acima de 2,5 m durante toda a madrugada e pico de 3,7m na Ilha das Palmas às 9h. Além disso, o nível do mar atingiu 1,9 m na Baía de Santos e 2,1 m no interior do estuário às 2h.

A previsão de ondas intensas e maré elevada se mantém até segunda-feira (03/04), com ondas acima de 3,0 m (Tabela 1, Figuras 1 e 2) e nível do mar podendo atingir 2,0 m na Baía de Santos e 2,1 m no interior do estuário na madrugada (02h), representando aumento de até 80 cm em relação à tábua de marés (Tabela 1, Figuras 3 e 4).

Tabela 1 – Previsão do nível do mar. Fonte: NPH-UNISANTA

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado de Alerta se mantém devido a previsão de altura significativa da onda acima de 3,0 m e de nível do mar acima de 2,0 m na região da Baía de Santos.

Se as previsões oceanográficas se confirmarem, há possibilidade de alagamentos pontuais nos períodos de maré elevada, mas não são esperados impactos nas estruturas urbanas costeiras no município de Santos devido à direção preferencial das ondas.

Cabe ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e da Defesa Civil de Santos recomendam o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar nos próximos dias.

Boletim emitido às 9h30 de domingo (02/04/2023), com base no sistema AquaSafe Santos. Este é apenas um boletim informativo, a utilização da informação nele contida é de inteira responsabilidade do usuário. Informações oficiais sobre as condições de mar são emitidas pela Marinha do Brasil.

Figura 1. Resultado do modelo de onda para domingo (02/04) às 14h. A escala de cores representa a altura significativa das ondas.
Figura 2. Previsão dos modelos de ondas. Altura significativa da onda (m) para a Ilha das Palmas (SWAN v01, em azul e SWAN v02, em verde), dados medidos pelo sensor da Praticagem de São Paulo em preto. Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 3. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Praticagem, localizada na Ponta da Praia. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.
Figura 4. Previsão do modelo hidrodinâmico (linha azul), apresentando o nível do mar (maré) na estação Ilha Barnabé, localizada no interior do estuário. Dados medidos pelo marégrafo da Praticagem de São Paulo em preto e a previsão da tábua de marés (pontos). Os níveis de atenção e alerta, com base no Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, estão em amarelo e vermelho, respectivamente.