Glauber Silva (borboleta), Felipe Lima (peito) e Luiz Rogério Arapiraca (fundo) representam a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), na cidade norte-americana de Irvine para a disputa do Campeonato Pan-Pacífico, que se inicia nesta quarta-feira (18), com mais de 300 atletas de 21 países. No horário de Brasília, as eliminatórias ocorrem a partir das 14 horas e as finais, a partir das 22 horas.

A competição, principal evento em piscina olímpica para a seleção brasileira em 2010, contará com os principais nadadores de Estados Unidos, Austrália, Japão, Canadá, China, África do Sul, entre outros. A competição terá 336 atletas de 21 países (África do Sul, Brasil, Chile, China, China Taipe, Equador, Hong Kong, Ilhas Caiman, Japão, Coréia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Cingapura, Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Trinidad e Tobago, Tunísia, Estados Unidos, Zimbábue).

No total, serão 44 nadadores brasileiros na Califórnia para disputar lado a lado com vários dos principais nadadores do planeta como Michael Phelps, Ryan Lochte, Roland Schoeman, Ousama Mellouli, Brenton Rickard, Stephanie Rice, Katie Hoff, Jessica Hardy e muitos outros. O número de brasileiros só não supera as equipes das nações fundadoras do Pan-Pacífico, Japão (49), Canadá (57), Austrália (58) e os donos da casa, os Estados Unidos (60).

O Campeonato Pan-Pacífico foi criado nos anos 80 pelas Federações de Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão. Essas nações criaram a Associação Pan-Pacífico de Natação, entidade que organiza e realiza as competições. O objetivo principal era criar um evento internacional de alto nível nos anos intercalados às duas principais competições de natação – Jogos Olímpicos e Campeonato Mundial dos Esportes Aquáticos da FINA. O Torneio Pan-Pacífico tem suas regras próprias que permite a inscrição ilimitada de nadadores por país, mas somente dois podem chegar a Final A (1º ao 8º) e mais um na Final B (9º ao 16º).