Em uma disputa acirrada com o favorito Minas Tênis Clube, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, chegou ao bicampeonato brasileiro de natação de inverno (2006/2008), ao conquistar o 25º. Troféu Tancredo Neves, no início da tarde deste domingo (8), na piscina do Praia Clube, em Uberlândia, Minas Gerais. Apenas 11 pontos (609 a 598) separaram a UNISANTA do time mineiro, que chegou a liderar após a primeira etapa, na tarde de sexta-feira (6), mas foi superado, em cinco pontos, após as segunda e terceira etapas, disputadas no sábado (7). O Sport Club Corinthians terminou na terceira colocação geral , com 310 pontos. A UNISANTA ainda venceu na categoria júnior I, ficando em segundo na Júnior II, vencida pelo Minas Tênis Clube.
Dez novos recordes marcaram a competição. Algumas marcas antigas caíram na cidade mineira, deixando para trás tempos de atletas que hoje estão na seleção olímpica. Entre as novas marcas, destaque para a da equipe do 4x100m livre júnior I da UNISANTA, formada por Natalia Salazar, Jéssica Souza, Eloísa Bassani e Isabelle Longo que encerrou a segunda etapa da competição com 4m01s68 e avançou no tempo do time do EC Pinheiros de 2003, 4m01s78.
A UNISANTA somou 44 medalhas, em 60 provas, sendo 17 de ouro, 17 de prata e dez de bronze. Individualmente, o grande nome da UNISANTA voltou a ser Isabelle Longo, dona do melhor índice técnico, pela performance nos 200m livre júnior I, com. 2m05s46. Isabelle, da seleção brasileira que irá ao Mundial Júnior, em Monterrey, no México, ainda venceu nas provas de dos 800 e 400 metros nado livre.
Outros dois nadadores juniores II da UNISANTA e seleção brasileira, também se destacaram na competição: Kucas Kanieski, com ouro nos 400 e 1500 metros, e João de Lucca, ouro nos 200 metros livre e prata nos 100 metros livre. Andressa Barduzzi, também da UNISANTA foi ouro nos 100 e 200 metros nado de costas, júnior I.
SEXTO TÍTULO – Com o título conquistado neste domingo (8), a UNISANTA passa a somar seis títulos nacionais, sendo três na categoria júnior – o primeiro veio na temporada de verão de 1998, em Recife, Pernambuco – e outros três na sênior – Troféu Daltely Guimarães -, nas temporadas 2003, 2004 e 2005. A UNISANTA é a única entidade não sediada em Capital a ostentar títulos de campeã nacional de natação.
Tanto o técnico Gerson Pazian como a coordenadora Rosa do Carmo José enalteceram o espírito de equipe da UNISANTA. “O Minas tinha a força nos valores individuais. Assim, nossos atletas buscaram a reação na superação dos limites e na união em torno de um único objetivo, o título”, destacou a coordenadora.
Já o técnico lembrou que a UNISANTA ainda precisou buscar forças para superar quatro desclassificações importantes. “Em duas provas as quais vencemos e em outras duas que obtivemos o segundo lugar, a arbitragem apontou supostos deslizes de nossos atletas. Mesmo assim, eles deram a volta por cima”, afirmou Pazian.