Com a bagagem repleta de esperanças em bons resultados e índices para os Jogos Pan-Americanos e até mesmo para os Jogos Olímpicos, além da certeza de um trabalho de preparação muito bem feito, a equipe de natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), seguiu para o Rio de Janeiro, neste domingo (29).

Na terça-feira (01), às 17 horas, inicia sua participação na mais importante competição do semestre, em nível nacional, o 47º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão/Troféu Maria Lenk/Taça Correios de Natação, última seletiva para formação da equipe nacional para os XV Jogos Pan-Americanos Rio-2007. A disputa também serve de seletiva para os Jogos Olímpicos Pequim 2008.

Ao lado do Esporte Clube Pinheiros/Philips, atual tetracampeão e maior favorito, e Minas Tênis Clube, a UNISANTA compõe a elite da natação brasileira. E é nesta condição que encara a competição no Rio, em busca de resultados expressivos e de um considerável contingente de atletas, entre aqueles que representarão o país, no Pan Rio 2007, no mês de julho.

O técnico Márcio Latuf, responsável pelo comando da equipe na água, destaca o empenho de todos na preparação. “A equipe, de uma maneira geral, se viu muito bem na fase preparatória, para a qual tomamos todos os cuidados necessários, aplicando inclusive exames periódicos de lactato, que nos permitiram checar com exatidão os níveis de condicionamento, ajustando as diretrizes e corrigindo as cargas de treinamento”.

A uma expectativa muito grande de que a equipe não apenas consiga um grande resultado como faça vários representantes entre os componentes da equipe brasileira que participará do Pan Rio 2007, no mês de julho.

O Troféu Maria Lenk será disputado em cinco etapas, sempre com eliminatórias da tarde (17 horas) da manhã anterior de finais. As primeiras eliminatórias ocorrem na terça-feira (feriado), às 17 horas, com o desenvolvimento das seis primeiras provas de um total de 42.

Para essa primeira etapa, a UNISANTA tem mais de uma dezena de atletas em condições de boas performances, mas as chances maiores de êxito recaem sobre os participantes da prova dos 1500 metros nado livre, já que Luís Rogério Arapiraca tem o segundo melhor tempo de balizamento, com 15m32s69, além de ser o atual recordista do campeonato, com 15m34s98, tempo obtido no Troféu Brasil (antiga denominação da disputa) de 2006, também no Rio de Janeiro.

Conrado Chede tem o terceiro melhor tempo, com 15m39s92, enquanto Luiz Lima, atual recordista brasileiro da prova, tem o oitavo tempo, com 15m55s08. Luiz estabeleceu a atual marca nacional em Perth, na Austrália, no ano de 98, com a marca de 15m17s55. Hoje, o grande favorito nos 1500 livres, é o carioca Armando Negreiros, do Pinheiros, dono da melhor marca da balizamento, com 15m29s12, ainda bastante longe do recorde de Luiz Lima.

Ainda em se tratando de provas de longa distância, a UNISANTA surge com uma legião de nadadoras na disputa dos 800 livres. Nayara Ribeiro tem o quarto melhor tempo, com 8m53s16; Bárbara Jatobá, o sexto, com 9m01s73; Monick Avelino, o oitavo, com 9m02s53, e Ana Marcela Cunha, o nono, com 9m03s35. O melhor tempo é da nadadora do Corinthians, a chilena Kristel Kobrich, com 8m40s45.

Nas provas de velocidade, as de 50 metros nado livre, a equipe santista tem chances no feminino, com Michelle Lenhardt, pré-qualificada para o Pan, e dona do sexto melhor tempo de balizamento, com 26s49, e com Natália Grava, oitavo melhor tempo, com 26s51.

A grande favorita da prova é a sueca Therese Alshammar, recordista mundial dos 50m livre em piscina curta, com 23s59, marca conquistada no Mundial de Atenas, em 2000. Em Melbourne, competição realizada em piscina olímpica (50 metros), Therese foi campeã mundial nos 50m borboleta e vice nos 50m livre. Therese já esteve no país disputando a Super Final da Copa do Mundo de Natação. Ela nada pelo EC Pinheiros e tem o tempo de balizamento de 24s62.

Entre os homens da UNISANTA, Marco Antônio Sapucaia tem o quinto tempo, com 22s76, enquanto Christiano Chagas, o sexto, com 22s90. O favorito é o maior nome da natação brasileira em termos de velocidade, César Cielo Filho, do Pinheiros, com a marca de entrada de 22s09.

Ainda na primeira etapa, o Brasileiro Absoluto reserva as emoções da prova dos 200 metros estilo peito. Na qual Juliana Tanaka, da UNISANTA, quer ser mais que uma mera coadjuvante, e chegar à final A. Ela tem o nono tempo de balizamento, com 2m41s64. Veruska Clednev, do Serc/São Caetano, tem o primeiro tempo de balizamento, com 2m35s07.

Na versão masculina da prova, Felipe Lima, que vai brigar mesmo nas provas mais curtas do estilo, e Diego Uchoa, estão com tempos intermediários: Felipe é o 12º, com 2m21s09, enquanto Diego é o 13º, com 2m21s60. O favorito disparado é Thiago pereira, do Minas tênis, com 2m14s64.

Felipe Lima, que esteve no 12º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, da Austrália, está pré-qualificado para o Pan, na prova dos 100 metros nado de o peito, com 1m01s52, e é um dos favoritos para ficar com o ouro na prova que ocorre na quinta e última etapa do Troféu Maria Lenk. Ele também está bem cotado nos 50 metros estilo peito, na terceira etapa.