A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, mantém a terceira posição na classificação geral do Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação/Troféu Maria Lenk, que termina neste domingo (10), no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Com 1293 pontos, a representação santista é superada apenas pelos poderosos clubes Pinheiros e Minas Tênis.
Entre as instituições de ensino, ela segue imbatível como a maior potência universitária da natação brasileira, superando com extrema folga a segunda colocada, a Unisul/SC, que tem 278 pontos.
Ao longo das transmissões ao vivo pelo Canal Sportv, da Globosat, os comentaristas Alexandre Pussieldi, Rafael Móska e Mariana Brochado têm enaltecido a participação das universidades na natação, em especial a UNISANTA, que segundo eles segue o modelo norte-americano e serve de exemplo para todo o País.
Com a final da quarta etapa do Troféu Maria Lenk, o EC Pinheiros é o virtual heptacampeão. O clube paulistano venceu neste sábado (9) quatro das oito provas disputadas. O Minas TC ganhou duas provas, a UNISANTA uma e o Corinthians uma também.
A classificação das dez melhores equipes do Brasileiro é a seguinte: 1- Pinheiros – 2934 pontos; 2 – Minas TC – 1756 pontos; 3 – UNISANTA – 1293 pontos; 4 – Corinthians – 1106,5 pontos; 5 – Unisul – 278 pontos; 6 – Fluminense – 259 pontos; 7 – Curitibano – 235 pontos; 8 – Botafogo – 205 pontos; 9 – Praia Clube – 166 pontos; 10 – Grêmio Náutico União – 144 pontos.
A programação desta manhã de domingo (10) tem as seguintes finais: 100m livre F e M; 100m costas F e M; 100m peito F e M; 200m medley F e M ; 4x100m livre F e M.