A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, largou com uma pequena vantagem na luta pelo heptacampeonato estadual júnior e sênior de verão, o XI Troféu Alberto Martin Perez, que prossegue até domingo (15), na piscina longa (50 metros), da instituição de ensino santista. Neste sábado (14), a competição terá mais duas etapas, a partir das 9 e 16 horas.
Após as 18 provas da primeira das cinco etapas da competição, a UNISANTA soma 250 pontos, contra 248 do Esporte Clube Pinheiros, do campeão mundial e olímpico, César Cielo Filho, que fechou a etapa, batendo novo recorde de campeonato nos 509m nado livre, com 22s13. Neste sábado (14), na parte da manhã ele encara nos 100 metros nado livre.
A insignificância da diferença entre os ponteiros deixa claro que a disputa será bastante acirrada, com a agremiação da Capital despontado como favorita na luta pelo título diante do maior número de atletas inscritos e a superioridade técnica, sobretudo nas provas de velocidade.
Nesta primeira etapa, na manhã desta sexta-feira (13), foram estabelecidos dez recordes, sendo nove de campeonato e um paulista de categoria.
A UNISANTA teve como destaques individuais o recordista sul-americano e brasileiro dos 1500 metros nado livre, Luiz Rogério Arapiraca, que bateu nova marca recorde de campeonato nos 1500 metros sênior, nadando para 15m36s55.
Entre as meninas da equipe santista, brilhou a estrela de Isabelle Longo, nova recordista de campeonato nos 800 metros nado livre júnior II, com 8m59s86.
Os nadadores do Esporte Clube Pinheiros estabeleceram seis recordes de campeonato. Além de César Cielo Filho, os nadadores olímpicos Guilherme Guido, nos 100 costas sênior (53s77) e Flávia Delaroli, nos 50m nado livre sênior (25s25), também estabeleceram novas marcas de campeonato.
Em termos de medalhas, a UNISANTA leva vantagem no total, com 18 (seis de ouro, sete de prata e cinco de bronze), mas o Pinheiros ganhou mais de ouro, oito, enquanto teve duas de prata e cinco de bronze, para um total de 15.

MAIOR GANHADORA – Desde a criação do Troféu Alberto Martim Perez, a UNISANTA desponta como a maior ganhadora de títulos, sendo seis contra quatro do Esporte Clube Pinheiros, que não vence a competição desde 2004.
De 2005 para cá só tem dado UNISANTA, que, além do heptacampeonato, briga pelo quinto título consecutivo. Além, de ter vencido em 05/06/07 e 08, a equipe santista também venceu m 2000 e 03. Nas seis conquistas, três foram na piscina do maior rival, o EC Pinheiros.
De 2006 para cá, a UNISANTA ainda é a maior ganhadora de títulos estaduais de categorias, totalizando 17, sendo o último deles, o tetracampeonato paulista júnior e sênior de inverno. Em 2006, a UNISANTA venceu sete dos oito títulos em disputa.
No total, serão realizadas 126 provas, distribuídas em cinco etapas, sendo duas no dia 13 (sexta-feira), duas no dia 14 (sábado) e uma no dia 15 (domingo). Competirão nadadores nascidos até 1992 (categoria júnior I), bem como os nascidos até 90 (juniores II) e os nascidos até 1989 (seniores).
Para maiores informações acesse o hot-line da Federação Aquática Paulista: www.aquaticapaulista.org.br