A menos de dois meses para o encerramento da temporada de 2007, a equipe de natação da UNISANTA segue firme com os treinamentos visando ao III Torneio Open Correios/CBDA de Natação, a ser realizado de 12 a 16 de dezembro em São Paulo, simultaneamente às disputas dos dois últimos brasileiros de categoria do ano, o Júnior (Troféu Júlio De Lamare) e o Sênior (Troféu Daltely Guimarães). A competição é seletiva para o Campeonato Sul-americano Absoluto e para os Jogos Olímpicos de Pequim, no próximo ano.
Com o foco na competição, o técnico e preparador físico Joel Moraes exige dos atletas fora da água com um trabalho específico e forte, que visa melhorar o desempenho e a força dos nadadores em suas provas. Trata-se de um trabalho diferente, jamais realizado pela equipe.
Enquanto isso, os técnicos Márcio Latuf, Gerson Pazian, Fábio Massaini e Alexandre Paes coordenam a equipe na piscina. Segundo o técnico Márcio Latuf, a equipe está em uma fase importante dos treinamentos, onde os atletas são exigidos ao máximo, e a equipe vem correspondendo às expectativas.
Antes do Torneio Open/Correios, a equipe da UNISANTA participa dos Jogos Abertos do Interior, representando a cidade de Santos. A competição ocorre em Praia Grande, nas próximas quarta (24) e quinta (25) e a instituição compete com 39 atletas.
Sobre os Jogos, Latuf diz que espera a vitória tanto no feminino quanto no masculino e que, para isso, procurou escalar o maior número de nadadores possível, incluindo algumas atletas da categoria juvenil. Ele explica que isso é importante para incentivar os atletas mais novos e também poupar os nadadores da equipe principal de uma sobrecarga de provas.
Os Jogos Abertos, no entanto, não são prioridade para a equipe. Por isso, o trabalho desenvolvido segue praticamente com a mesma intensidade. “O objetivo é o Open e acredito que o fortalecimento no trabalho fora d’água vai possibilitar à UNISANTA o melhor resultado do ano”, diz o técnico da equipe principal.
Os atletas se mostram motivados e focados tanto nos treinamentos como para as duas competições, tendo consciência da fase em que se encontram. “O período de base é bem cansativo, mas acredito que o pessoal vá chegar bem próximo aos melhores tempos nos Jogos e estar na melhor forma para o Open”, diz a velocista Natália Grava.