Deu dobradinha da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) na sétima etapa do Circuito Metropolitano de Águas Abertas. O tetracampeão e atual líder da temporada, Israel Murat (Semes/By Lu), e Cauê Paciornik (Speedo) ficaram com as duas primeiras posições na VIII Travessia Fortaleza de Itaipu, desenvolvida em Praia Grande, no final de semana, com largada e chegada na Praia do Coronel, em área do 2º. Grupo de Artilharia antiaérea (2º. GAAE) do Exército. No feminino, a líder do Circuito, Daniele Ramalho (Inter/Unilus/Semes), e Carolina Sakamoto (Inter) dividiram o primeiro lugar. A disputa envolveu 319 atletas.
Israel Murat completou os 1.800 metros de prova em 22m55s88, enquanto Cauê Paciornik nadou para 23s2640, enquanto o vice-líder da temporada, Bruno Yamamoto, do Circulo Militar, veio a seguir, com o tempo de 25m04s50. Daniele Ramalho e Carolina Sakamoto dividiram a primeira colocação, com 27m43s58, enquanto Larissa dos Santos, da Krato/Unimonte terminou em terceiro lugar, com 28m58s. Na classificação por equipes, o Clube Internacional de Regatas ficou em primeiro lugar, com 92 pontos, seguido pelo Clube de Regatas Tumiaru, com 84; Circulo Militar de São Paulo, 73 pontos; Academia Krato/Unimonte, 61, e Academia Multisports, 45,5.
Restam duas etapas para a definição do Circuito Metropolitano. A oitava, marcada para 4 de novembro e denominada VI Travessia Forte dos Andradas, em Guarujá, e a nona e última, em 9 de dezembro, a XI Travessia do Canal a Nado/Soamar. Estas duas etapas e mais a de Praia Grande compõem ainda o Circuito dos Fortes, parte integrante do Circuito Metropolitano.A VIII Travessia Fortaleza de Itaipu, sétima etapa do Circuito Metropolitano de Águas Abertas, foi organizada pela Presença Eventos, com promoção da Prefeitura da Estância Balneária de Praia Grande e apoio do 2º. GAAE, Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer de Praia Grande, 7ª. Delegacia da Federação Aquática Paulista, By Lu, Academia Moby Dick, Top Cell, Capitania dos Portos, 17º. Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar.