A pressão na reta final cresceu, com a equipe da casa buscando a virada nas provas de revezamento 4×100 metros medley. Mas nem mesmo as quatro vitórias e os três recordes de campeonato lhe permitiram tirar da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, a hegemonia da mais importante competição estadual de verão. Pelo terceiro ano consecutivo (2005, 2006 e 2007) e o quarto ano alternado, já que havia sido campeã em 2003, a UNISANTA chegou ao tetracampeonato paulista junior e sênior de verão, Troféu Adalberto Martin Perez, na manhã deste domingo (2). Este é também o quarto título estadual da UNISANTA no ano. Antes havia vencido o Infantil e o Júnior e Sênior de Inverno e o Juvenil de Verão.
Em disputa realizada na piscina do maior rival, EC Pinheiros, na Capital, a UNISANTA, dos técnicos Márcio Latuf e Gerson Luiz Pazian, chegou ao tetra, com 5.735,50 pontos contra 5.487,00 do EC Pinheiros, e 3.112,50 do Sport Clube Corinthians Paulista. A UNISANTA ainda foi a equipe com o maior número de presença no pódio: 108, sendo 35 primeiros lugares (ouro), 42 segundos (prata) e 31 terceiros (bronze), além de nove recordes, sendo oito de campeonato e um paulista, o único em toda a competição.
E tudo isso foi conseguido com a UNISANTA desfalcada de alguns dos seus principais nadadores, como o campeão e recordista mundial, Kaio Márcio de Almeida, e os pan-americanos Felipe Lima, Leonardo Guedes, Luiz Rogério Arapiraca, Felipe May Araújo e Nayara Ribeiro, além de Luiz Lima, Conrado Chede e Rogério Karfunkelstein, entre outros. Já o EC Pinheiros atuou com praticamente todas as suas estrelas: Flávia Delaroli, Tatiane Sakemi, Nicholas Santos, Fernando Silva, Lucas Salatta, Jader Souza, Monique Ferreira e Tatiana Barbosa, entre outros.
Além da vitória na geral, a UNISANTA também venceu na júnior I, com 1664 pontos, ficando em segundo lugar na júnior II, com 1.739,50, e na sênior, com 2.332. Nas seis provas de revezamento 4×100 metros medley, que encerram a disputa, iniciada na quinta-feira (29), a UNISANTA somou as suas seis últimas medalhas: ouro na júnior I feminino e júnior II masculino e prata nas demais categorias.