Mesmo restando toda uma etapa – a terceira e última – e 20 das 64 provas do programa, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), já pode comemorar a conquista do tricampeonato paulista juvenil I e II de Natação de Verão. Após 44 provas do X Troféu Ronaldo de Souza Passos, que se desenvolve em sua piscina, em Santos, a equipe santista tem uma vantagem de 1.111 pontos, tornando inviável uma virada por parte dos seus concorrentes mais diretos, diante do atual quadro competitivo.
A UNISANTA lidera a competição, com 2.420 pontos, contra 1.309 do Sport Club Corinthians Paulista/São Bernardo e 1.020,50 do Esporte Clube Pinheiros. O equilíbrio demonstrado nas mais diferentes provas, o domínio absoluto nos revezamentos e nas provas de nado de peito os recordes de Ana Marcela Cunha, bem como do revezamento 4×100 medley masculino juvenil II e, sobretudo, a qualidade de seus ponteiros e a regularidade de seus nadadores de pontuação de miolo garantem à equipe do técnico Fábio Massaini, o Binho, a possibilidade de ampliar ainda mais a vantagem na pontuação geral, bem como nas categorias em disputa.
Com a conquista do tricampeonato juvenil de verão, a UNISANTA chega ao seu 14º. título estadual em três anos e o terceiro no ano, já que na temporada de inverno a instituição de ensino santista havia obtido um bicampeonato juvenil e um pentacampeonato júnior & sênior em piscinas de 25 metros.
No Paulista de Verão, a UNISANTA não só lidera na contagem geral, como também em três das quatro categorias em disputa: na juvenil feminino II, com 692,50 pontos; na juvenil masculino I, com 641,50 pontos e na juvenil masculino II, com pontos, 752. Na juvenil I feminino, a equipe está em segundo, com 334 pontos. O quadro de medalhas também tem o domínio da UNISANTA, com um total de 43, sendo 20 de ouro, 14 de prata e nove de bronze.

PERSPECTIVAS POSITIVAS – Neste domingo (16), a partir das 8h30, ocorre a terceira etapa, com provas de 200 metros nado livre, 100 metros nado de costas, 100 metros estilo borboleta, 400 metros medley e os revezamentos 4×100 metros nado livre (provas nas quais a UNISANTA é a única a contar com equipes A e B em todas as disputas). Em todas elas, as chances de bons resultados por parte dos nadadores da UNISANTA são bastante altas.
E o maior contingente de atletas (45 nadadores) por parte da UNISANTA na disputa – uma das vantagens dos santistas para a disputa, não é só uma questão de quantidade, mas de qualidade, já que para se chegar ao Estadual, o nadador precisa de índice.
Em algumas provas, a equipe santista chega a contar com até cinco nadadores, tendo já registrado dobradinhas (primeiro e segundo lugares em uma mesma prova) e até um pódio completo (primeiro, segundo e terceiros lugares em uma mesma prova).

CHUVA DE OURO – A exemplo da primeira etapa, também choveu ouro sobre a UNISANTA na etapa desta tarde de sábado (15): Daniel Acosta Catelan, nos 400 livre juvenil I; Ana Marcela Cunha, nos 800 metros nado livre juvenil II, com direito a recorde de campeonato; Paulo Magalhães de Paula, nos 200 peito juvenil I; João Matheus Mendanha, nos 200 peito juvenil II; Fernanda Ferreira Silva, nos 200 peito juvenil II; Lucas Magalhães de Paula, nos 50 metros nado livre juvenil II, Isabela Ribeiro, nos 50 metros nado livre juvenil II.
Para Ana Marcela, Paulo Magalhães, Daniel Acosta e Fernanda Ferreira Silva, o período da tarde foi uma repetição da manhã, já que os quatro atletas já somam duas medalhas de ouro cada em provas individuais.
Nas provas de revezamento 4×100 medley, nesta segunda etapa, a UNISANTA colheu mais três medalhas de ouro – na categoria juvenil I feminino, as duas equipes (A e B) da UNISANTA foram desclassificadas. Pela manhã, a representação santista venceu as quatro provas de revezamento 4×50 metros nado livre.