Com 12 novos nadadores, a equipe de natação Unisanta foi oficialmente apresentada durante cerimônia realizada na Universidade Santa Cecília, na manhã desta quinta-feira (10). Juntos com os nomes de peso da casa, como a campeã olímpica de Maratonas Aquáticas de Tóquio 2020 e pentacampeã mundial, Ana Marcela Cunha, os reforços do time participaram de um treino antes de serem apresentados ao público.

Entre as contratações estão: Guilherme Costa “Cachorrão”, finalista nos 800m livre em Tóquio 2020 e atual recordista sul-americano dos 400, 800 e 1500m livre; Naná Siqueira Almeida, 18 vezes campeã brasileira, integrou seleção dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, é recordista sul-americana e campeã mundial militar; Maria Paula Heitmann, campeã pan-americana júnior 2021 nos 400m livre e no revezamento 4x200m livre; Guilherme Massê Bassetto, integrante da seleção brasileira de Tóquio 2020, é recordista sul-americano no revezamento 4x100m medley misto; Brandonn Almeida, medalhista de bronze no Pan-Americano de Lima, na prova dos 400m medley e integrante da equipe nos Jogos Olímpicos Rio 2016; Marcelo Pereira de Araújo, medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano Juvenil em 2017 na prova dos 400m medley e foi medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Júnior, nos 1500m livre; Diego Cândido Prado, medalha de bronze no Troféu José Finkel nas modalidades 50m peito e 100m medley, integrante da seleção no Mundial de Piscina Curta, em 2018, onde conseguiu o quarto lugar no revezamento 4x100m medley; Beatriz Pimentel Dizotti, integrante da seleção de Tóquio 2020.

Ainda integram a Unisanta os seguintes reforços: Sabrina Todão, campeã sul-americana; Tiago Camargo, vice-campeão brasileiro e campeão paulista em 2019; Laura Grossi, campeã paulista e finalista brasileira conquistando o 4º lugar; e Bianca de Abreu Basso Brandão, vice-campeã brasileira.

O presidente do Conselho de Administração da Universidade Santa Cecília, Marcelo Teixeira, enalteceu a importância do projeto esportivo da Unisanta. “A partir de hoje, começamos um projeto ambicioso e ousado. Temos uma equipe muito forte, já contávamos com atletas de alto rendimento, com pódios, vitórias expressivas e medalhistas. Agora somos mais fortes, isso significa que almejamos classificações que recoloquem a Unisanta no seu devido espaço, representando a natação brasileira”.

“São as novas caras do Brasil”, disse Ana Marcela, sobre os novos companheiros. “A gente tenta passar um pouco de experiência para eles, acho muito legal esse encontro. Estou muito feliz de continuar no time e ter esse pessoal novo”.

Diego Cândido Prado é um dos novos nadadores da Unisanta. Com boas memórias da Unisanta, disse estar empolgado com o novo time. “Uma das minhas primeiras conquistas foi aqui. Eu estou muito feliz em fazer parte desse time, acho que vai ser um sucesso. Esse time está bem encorpado, a gente vai brigar lá em cima. Eu estou aqui pronto para apoiar esse time”.

Outro novo nome, mas velho conhecido da equipe, é Guilherme Costa “Cachorrão”. Retornando às piscinas cecilianas, ele já está de olho no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em piscina longa, que começa em julho, em Budapeste, na Hungria.

Outro veterano da casa, Victor Colonese, medalhista de bronze no Pan-Americano de Lima em 2019, desejou boas-vindas a todos os novos atletas da Unisanta e disse estar animado para o futuro. “A Unisanta já é forte, mas agora com esse reforço, a gente vai ser uma equipe muito competitiva”.

Além de Ana Marcela Cunha e Victor Colonese, os reforços irão se juntar a Léo de Deus, finalista olímpico em Tóquio 2020, Nichollas Santos, tricampeão mundial em piscina curta, e Luana Nunes, medalhista de bronze sul-americana, que já integram o time.

A gestão deste time fica por conta de Maressa Nogueira, direção de esportes, e de Rosa do Carlos José, coordenação da natação. A equipe técnica é composta por Gerson Pazian e Alexandre Paes, treinador e preparador físico, respectivamente, das equipes principais, júnior e juvenil.

A equipe de natação da Unisanta tem o patrocínio do Banco Alfa, Banco Safra, XP Investimentos e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, e apoio da Fupes.

Conheça um pouco mais dos novos nadadores da Unisanta:

Guilherme Costa “Cachorrão” – Retornando à equipe da Unisanta, foi finalista nos 800m livre em Tóquio 2020 e é o atual recordista sul-americano dos 400, 800 e 1500m livre. Além de 20 títulos brasileiros do Absoluto, foi campeão dos 1500m livre no Pan, em 2019.

Beatriz Pimentel Dizotti – Com apenas 21 anos, a nadadora fez parte da Seleção Brasileira de Tóquio 2020 e foi campeã sul-americana do Absoluto em 2018, na modalidade 200m borboleta. Conquistou o título de recordista brasileira do Absoluto nos 1500m livre em 2021.

Nathalia Siqueira Almeida – 18 vezes campeã brasileira, a atleta participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, é recordista sul-americana e campeã mundial militar. O próximo objetivo de Nathalia é conquistar uma vaga para o Mundial de Esportes Aquáticos 2022, que acontece em Budapeste, Hungria.

Maria Paula Heitmann – Campeã pan-americana júnior 2021 nos 400m livre e no revezamento 4x200m livre. Foi vice-campeã no Campeonato Brasileiro Absoluto 2021 nos 400m livre e ficou em terceiro lugar na prova de 200m livre.

Guilherme Massê Bassetto – Integrante da equipe de natação brasileira de Tóquio 2020, é recordista sul-americano no revezamento 4x100m medley misto. A mesma prova lhe rendeu o Troféu José Finkel em 2021 e a 14ª posição nas Olimpíadas.

Brandonn Almeida – Medalhista de bronze no Pan-Americano de Lima, na prova dos 400m medley, e integrante da equipe nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Brandonn também foi campeão mundial júnior em 2015 e bateu o recorde na prova dos 400m medley.

Marcelo Pereira de Araújo – Com 22 anos, Marcelo já foi medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano Juvenil em 2017 na prova dos 400m medley e foi medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Júnior nos 1500m livre.

Diego Cândido Prado – Medalha de bronze no Troféu José Finkel, nas modalidades 50m peito e 100m medley, já foi um dos integrantes da Seleção Brasileira no Mundial de Piscina Curta em 2018, onde conseguiu o quarto lugar no revezamento 4x100m medley.

Sabrina Todão – Campeã sul-americana.

Tiago Camargo – Vice-campeão brasileiro e campeão paulista em 2019.

Laura Grossi – Campeão paulista e finalista brasileira conquistando o 4º lugar.

Bianca de Abreu Basso Brandão – Vice-campeã brasileira.