Em 2003, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, entrou para a história como a primeira instituição de ensino a abrigar um Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação, com a disputa do Troféu José Finkel, correspondente ao nacional de inverno. A partir da próxima segunda-feira (3), a UNISANTA hospeda o outro Brasileiro, o de verão, denominado Troféu Maria Lenk.
A escolha da universidade santista para a realização da edição do jubileu de ouro do Brasileiro Absoluto de Verão é encara como um prêmio pelo desempenho de seus atletas ao longo dos últimos anos e pelos serviços prestados pela instituição à natação nacional. Para a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), a UNISANTA é um modelo a ser seguido. “Uma referência”, na opinião do presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho.
Desde que o Brasileiro de Verão passou a se chamar Troféu Maria Lenk – até 2005, contava com a denominação Troféu Brasil -, a competição só teve lugar no Rio de Janeiro, no Parque Aquático que também empresta o nome da saudosa nadadora brasileira.
Disputado desde 1962, o Brasileiro de Verão já foi realizado em dez diferentes cidades do país, sendo em sete diferentes Capitais e três cidades do interior (Juiz de Fora, em Minas, Campinas e Mogi das Cruzes em São Paulo).
O Rio de Janeiro é a cidade que mais vezes recebeu a competição: 23 vezes. Depois, São Paulo Capital com 10, Belo Horizonte com 8. Porto Alegre, local do primeiro Troféu Brasil em 1962, já sediou três vezes o evento. Com uma vez estão: Juiz de Fora, Salvador, Mogi das Cruzes, Campinas, Curitiba e Brasília.
O Pinheiros luta por duas conquistas em Santos no certame deste ano. A primeira delas é chegar ao octacampeonato da competição. Desde 2003 o clube não perde a competição. O Flamengo é o único octacampeão da história do Troféu Brasil, sequência esta alcançada entre os anos de 1980 a 1987 sob o comando do saudoso técnico santista Daltely Guimarães.
Se o Pinheiros conquistar o octa no Maria Lenk deste ano, a equipe também passa a ser o clube mais vezes campeão da história da competição. Até agora, Pinheiros e Flamengo dividem esta condição com 12 títulos. Depois dos dois, vem o Minas com 7, Fluminense e Botafogo com 5, Vasco e Corinthians com 3 e o Paulistano com 2 títulos. Em 50 edições, o Troféu Brasil/Maria Lenk só foi conquistado por oito clubes.

PARTICIPANTES – O 50º. Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk/Taça Correios tem um total de 441 atletas de 43 entidades, entre clubes, associações e instituições de ensino. O star list da competição já foi divulgado, restando agora a liberação do balizamento, após a feitura dos cortes.
O Esporte Clube Pinheiros, tem o maior número de inscritos, sendo 64 atletas (36 homens e 28 mulheres). O Minas Tênis Clube tem 57 nadadores (27 homens e 30 mulheres). A UNISANTA aparece com o terceiro maior contingente: 52 (34 homens e 18 mulheres.
Essa será a primeira vez que o Brasileiro Absoluto de Verão, sob a denominação de Troféu Maria Lenk, será realizado fora do Parque Aquático que leva o nome da saudosa nadadora brasileira, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

PROGRAMAÇÃO – Embora a disputa tenha seu início marcado para segunda-feira (3), sua programação prevê já para o domingo (2), a abertura das piscinas da UNISANTA para os primeiros treinos, nos períodos de manhã e tarde: das 9 às 12 horas e das 16 às 19 horas.
Na segunda-feira (3), às 10 horas, ocorre o Congresso de Abertura e Técnico no Consistório do Bloco M da UNISANTA. As piscinas estarão liberadas para treinamento das 8 às 12 horas. Já às 15h30, tem início o aquecimento e às 17 horas a abertura das eliminatórias da 1ª Etapa.
Para os demais dias, a programação está assim definida: Terça-feira (4) – 8 horas, aquecimento; 9h30, solenidade inaugural; 10 horas, Finais da 1ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 2ª Etapa. Quarta-feira (5) – 8h30, aquecimento; 10 horas – Finais da 2ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 3ª Etapa.
Quinta-feira (6) – 8h30, aquecimento; 10 horas – Finais da 2ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 3ª Etapa. Sexta-feira (7) – 8h30, aquecimento; 10 horas – Finais da 2ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 3ª Etapa.
Sábado (8) – 8h30, aquecimento; 10 horas – Finais da 2ª Etapa; 16h30, aquecimento; 18 horas, eliminatórias da 3ª Etapa. Domingo (9), 8h30, aquecimento; 10 horas, finais da 6ª etapa e a seguir, entrega dos Troféus aos clubes vencedores e atletas, com melhores índices técnicos e eficiências.