Maratonistas aquáticos de todo o Brasil têm uma chance única de estar a lado dos maiores nomes do esporte em nível mundial, no dia 26 de janeiro de 2008, na Praia do Boqueirão, em Santos. Como preliminar da II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, que abre o Circuito FINA World Cup – 2008, será disputa a Travessia Nacional Troféu Renata Agondi, competição de 1,2 km aberta a todas as categorias.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP
As inscrições já podem ser feitas, com o valor de R$ 20,00, até às 17 horas do dia 20 de dezembro próximo.Após esta data e até às 17 horas do dia 10 de janeiro, o valor será de R$ 25,00. Do dia 10 de janeiro a 17 do mesmo mês, o valor da inscrição será de R$ 30,00.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Lobo Vianna, No. 67. Telefone (13) 3202.7126. Ou, se preferir, através dos sites www.unisanta.br/maratona e www.maratonaaquatica.com.br.
O comprovante pagamento, mediante depósito bancário pode ser enviado, via fax, através dos números (11) 4127-6538, (13) 3234-5297 ou (11)4451-6116. Também pode ser enviado, via e-mail, para o endereço: harley@maratonaaquatica.com.br. O site www.ativo.com.br também está autorizado a receber inscrições.
O depósito bancário deve ser feito em favor do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – Banco Itaú – agência 2217 – c/corrente 03514-2, CNPJ 58.251.711/0001-19. Para maiores informações sobre a prova: (11) 3884-7557 ou (11) 8369-9226. Regulamento completo nos sites: www.unisanta.br/maratona ou www.maratonaaquatica.com.br .
INTERNACIONAL – Já a II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi será a única seletiva brasileira para a definição da equipe nacional que irá ao Mundial de Maratonas Aquáticas, em Sevilha 2008, na Espanha, a prova reunirá, uma vez mais, os maiores nomes do mundo em águas abertas.
A competição, que abre o calendário do mais importante circuito internacional de maratonas aquáticas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2008, servirá ainda como etapa seletiva para formação das seleções dos Estados Unidos e Rússia, além de atrair nomes como as alemães Ângela Maurer e Britta Corestein, atuais líderes do Circuito Mundial e primeiras colocadas na I Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, realizada em 26 de janeiro último.
Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), a prova, além da distância olímpica de 10 km, terá uma dotação de U$ 20 mil, além de pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina.Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana.