Maratonistas aquáticos de todo o Brasil têm uma chance única de estar a lado dos maiores nomes do esporte em nível mundial, no dia 26 de janeiro de 2008, na Praia do Boqueirão, em Santos. Como preliminar da II Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, que abre o Circuito FINA World Cup – 2008, será disputa a Travessia Nacional Troféu Renata Agondi, competição de 1,2 km aberta a todas as categorias. As inscrições com preços promocionais podem ser feitas até o próximo dia 20 (quinta-feira)
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP
As inscrições já podem ser feitas, com o valor de R$ 20,00, até às 17 horas do dia 20 próximo (quinta-feira).Após esta data e até às 17 horas do dia 10 de janeiro, o valor será de R$ 25,00. Do dia 10 de janeiro a 17 do mesmo mês, o valor da inscrição será de R$ 30,00.
Os interessados devem procurar a Secretaria de Esportes da UNISANTA, à Rua Lobo Vianna, No. 67. Telefone (13) 3202.7126. Ou, se preferir, através dos sites www.unisanta.br/maratona e www.maratonaaquatica.com.br .
O comprovante pagamento, mediante depósito bancário pode ser enviado, via fax, através dos números (11) 4127-6538, (13) 3234-5297 ou (11)4451-6116. Também pode ser enviado, via e-mail, para o endereço: harley@maratonaaquatica.com.br. O site www.ativo.com.br também está autorizado a receber inscrições.
O depósito bancário deve ser feito em favor do Instituto Superior de Educação Santa Cecília – Banco Itaú – agência 2217 – c/corrente 03514-2, CNPJ 58.251.711/0001-19. Para maiores informações sobre a prova: (11) 3884-7557 ou (11) 8369-9226. Regulamento completo nos sites: www.unisanta.br/maratona ou www.maratonaaquatica.com.br .
RUSSOS CONFIRMADOS – A seleção russa de águas abertas, vencedora dos três últimos mundiais realizados pela Federação Internacional de Natação (FINA), tem presença confirmada na II Maratona Aquática Internacional de Santos, Troféu Renata Agondi, a ser realizado no dia 26 de janeiro próximo, na Praia do Boqueirão, em Santos, na abertura do mais importante circuito mundial do gênero, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup – 2008.
O time russo tem chegada prevista para o dia 7 de janeiro, já que a intenção é de realizara toda a pré-temporada de 2008, em Santos, utilizando-se ainda das instalações da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, responsável pela realização do Troféu Renata Agondi.
Os russos, que permanecerão no Brasil, até o dia 27 de janeiro, trarão uma de delegação de 17 pessoas, entre as quais: Larisa Ilchenko, melhor nadadora do mundo, que venceu os mundiais de 2006 e 2007 nos 5 e 10 km; Anna Uvaraova, terceira colocada em Santos em 2007 e vice-campeã européia também em 2007 na prova de 10km; Ekaterina Zhdanova, terceira melhor européia nos 25km e campeã russa de 2007 nos 25km; Sergey Bolshakov, que venceu nas seletivas russas; Evgeny Drattsev, terceiro colocado em Napoles nos 10km, segundo colocado nos 5km e terceiro nos 10km, em Melbourne/2007, e Anton Sanachev, campeão europeu dos 25km em 2005, entre outros.
A II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi será ainda a única seletiva brasileira para a definição da equipe nacional que irá ao Mundial de Maratonas Aquáticas, em Sevilha 2008, na Espanha, a prova reunirá, uma vez mais, os maiores nomes do mundo em águas abertas.
A competição terá ainda nomes como as alemães Ângela Maurer e Britta Corestein, atuais líderes do Circuito Mundial e primeiras colocadas na I Maratona Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, realizada em 26 de janeiro último. Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), a prova, além da distância olímpica de 10 km, terá uma dotação de U$ 20 mil, além de pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina. Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana.