A Comissão Técnica da natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encabeçada pelo professor Márcio Latuf, da seleção olímpica brasileira, participará, na condição de palestrante, do 4º. Encontro de Técnicos, Estudantes e Profissionais de Natação do Estado de São Paulo, evento que também coincide simultaneamente com o 2º Encontro Nacional de Profissionais de Natação.
Marcado para os dias 6 a 8 de março, o Encontro será desenvolvido em Indaiatuba, a 100 km de São Paulo. Como nos anos anteriores, ele reunirá os mais conceituados profissionais do País em um ciclo de palestras, apresentações teóricas e práticas e mesa redonda com o objetivo de discutir técnicas, assuntos profissionais, projetos e estudos.
Este encontro tem como finalidade promover o aprimoramento técnico em diversas áreas assim como a troca de informação entre os Profissionais participantes.
Desde 2006, o evento conta com técnicos de atletas olímpicos; Alexandre Pussieldi, técnico brasileiro residente há mais de 10 anos nos EUA, que dirige a modalidade no Kuwait; mestres em desenvolvimento motor, biomecânicos, psicólogos, professores e coordenadores de academias e clubes, enfim profissionais das mais variadas áreas da natação que vêm apresentar seus trabalhos e compartilhar suas experiências profissionais.
Neste ano, o evento não será diferente, porém o carro-chefe será a apresentação da APTN (Associação Paulista de Técnicos de Natação), um assunto que vem sendo solicitado pelos participantes desde 2006 e que após quatro anos de muito debate e organização finalmente está preparado para lançar o projeto.
A APTN terá como prioridade inicial mapear as condições de trabalho dos profissionais no Estado de São Paulo, bem como nos demais Estados, e promover a padronização da linguagem técnica e fisiológica dentro da modalidade.
Apesar de ter no nome "paulista" nada impedirá que profissionais de outros estados sejam associados. "Decidimos criar no estado, pois a primeira parte da estruturação é mais complicada e a expansão imediata para âmbito nacional levaria muito mais tempo", revela Prof. Alexandre Indiani, um dos mentores do projeto.
Após a conclusão desta primeira fase, a Associação pretende criar em um site próprio fóruns para debates de inúmeros assuntos e suporte jurídico. "O objetivo máximo da Associação é organizar a categoria de técnico de natação, podendo assim alcançar o devido respeito perante a sociedade, além de criar visibilidade para nosso esporte que no ano passado trouxe duas medalhas olímpicas para o Brasil", continua Indiani.
Participam deste Encontro, como palestrantes: Coach Alex Pussieldi, sócio e fundador do Davies Nadadores, residente há 10 anos nos Estados Unidos e comentarista da Sportv durante a Olimpíada de Pequim; Professor Ricardo de Moura – Coordenador Técnico da CBDA; Professor Rômulo Noronha – membro da Diretoria Técnica da CBDA; Professor-Mestre Paulo César "PC" Marinho – Biomecânico da seleção brasileira e do Esporte Clube Pinheiros desde 2001; Professor Marcelo Vaccari, técnico do Minas Tênis Clube e técnico por muitos anos de Fabíola Molina e Diogo Yabe; Comissão Técnica do Esporte Clube Pinheiros.
Comissão Técnica da Associação Santa Cecília de Esportes/Universidade Santa Cecília (UNISANTA; Professora Vania Temporini, estudiosa da metodologia e primeira profissional na área de ginástica a aplicá-la no Brasil, com aperfeiçoamento na Universidade de Montreal; Professor Amauri Machado, Professor Rubens Rodovalho, Professor Mirco Cevales e Prof. Alexandre Indiani, criadores do projeto Nadar Fest Show.
O 4º Encontro é aberto a todos os profissionais e estudantes de Educação Física, técnicos e interessados em natação. As inscrições podem ser feitas direto pelo site www.swim.com.br/encontro2009.php. Patrocínio: Fiore Sport & Fitness. Apoio: Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura – FIEC, Prefeitura Municipal de Indaiatuba, Federação Aquática Paulista, Swim It Up! e Best Swimming