Só deu Universidade Santa Cecília (UNISANTA), na Travessia de Rio das Ostras, na manhã desta sexta-feira (2), no encerramento da temporada 2007 do Circuito Brasileiro de 5 Km. No masculino, deu Luiz Lima, enquanto no feminino, a bicampeã brasileira antecipada, Ana Marcela de Jesus Cunha, confirmou o favoritismo, terminando na primeira posição e ratificando a condição de melhor do País. Neste domingo (4), ambos voltam ao local para a disputa da etapa final do Circuito Nacional de 10 Km.
Luiz Lima, que não conseguiu classificação para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007, saiu da água aplaudido pelo público e emocionado com o retorno vitorioso. Luizinho terminou em 1h01m32s, enquanto o gaúco Carlos Eduardo Pavão, campeão brasileiro da temporada, fez 1h01m33 e o terceiro colocado, Glauco Rangel, do São Caetano, marcou 1h01m38. “Depois de toda a frustração que foi não ter conseguido participação no Pan, fico muito feliz e emocionado em voltar vencendo nesta cidade, que foi onde nadei a minha primeira maratona aquática, em 2002. Tem um gosto especial de retorno às origens. Hoje vi que tinha um pelotão de cinco atletas na frente e fiz a prova toda em quinto lugar para tentar arrancar no final. Foi uma estratégia que deu certo”, afirmou o nadador da UNISANTA.
Já Ana Marcela Cunha venceu abrindo boa distância em relação às demais competidoras desde o início e terminou em 1h07m25. A capixaba Maria da Penha Cruz, Pepenha, da AERT/ES, foi a segunda colocada (1h09m10), seguida por outra baiana, Pâmela Engel, da ACEB (1h10m02).Ana Marcela, que este ano esteve no Mundial dos Esportes Aquáticos de Melbourne e no Pan Rio 2007, classificou 2007 como um ano marcante em sua carreira.”Tenho apenas 15 anos e é inédito uma atleta com esta idade bicampeã brasileira de maratonas. Participei de importantes competições internacionais e vejo que tenho chances de brigar por vaga nos Jogos de Pequim, então acho que este ano foi muito importante e sei que ainda tenho um caminho longo”, destacou.