A sexta etapa do Circuito Metropolitano de Águas Abertas, liderado pelo nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Israel Peressin Murat, ocorre neste sábado (8), a partir das 9h30. Trata-se da IV Travessia Jiro Hashizume, prova em homenagem ao Ilha Porchat Clube, que movimentará Santos e São Vicente, entre as Ilhas Urubuqueçaba e Porchat.

Em busca do pentacampeonato, Israel Peressin Murat, da UNISANTA, lidera de forma invicta a competição, com 45 pontos, tanto na categoria sênior como na geral. No feminino, a liderança na geral, é da campeã estadual de 2004, Daniele Ramalho, do Clube Internacional de Regatas/Unilus/Semes, com 35 pontos. Na categoria júnior II, ela também lidera, com 43 pontos.

Cerca de 300 atletas tomam parte desta prova, que tem a promoção da Prefeitura Municipal de São Vicente, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer de São Vicente, 7ª. Delegacia da Federação Aquática Paulista, Lula Letreiros, By Lu, Academia Moby Dick, Top Cell, Capitania dos Portos, 17º. Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar. A organização é da Presença Eventos. Processamento de dados e classificação ficam por conta da 7ª. Delegacia da Aquática Paulista.

A competição empresta o nome de um ex-atleta do Clube de Regatas Tumiaru, Jiro Hashizume, uma das maiores glórias do esporte vicentino, que durante a sua carreira, colecionou grandes resultados, entre os quais o de campeão da XXXIII Travessia do Canal de Santos, em 1971; tetracampeão da Travessia Antonio Guenaga , de 67 a 70, em Cubatão; tricampeão da Travessia Martim Afonso de Souza, de 69 a 71, em São Vicente; tetracampeão da Travessia Baía de São Vicente, de 67 a 70, em São Vicente; bicampeão da Travessia Theodureto Souto (69/7), em São Vicente; bicampeão Travessia Antonio Martins (66/67), em São Vicente; campeão da a 4ª Travessia Wilson Costa Pinto (67), em São Vicente); campeão da Travessia de Juquiá a Registro, de 15 Km, em 1969, na cidade de Registro, e campeão da Travessia de Iguape, de 20 Km, em 1969, na cidade de Iguape.