Neste sábado (3), em Sevilha, na Espanha, a jovem maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Ana Marcela de Jesus Cunha, pode fazer história. Ela estará entre as 52 melhores atletas do mundo na distância de 10 km em águas abertas em busca das dez primeira vagas femininas para a estréia das maratonas aquáticas nos Jogos Olímpicos, no mês de agosto, em Pequim, na República Popular da China.
O 5º. Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, que se desenvolverá, a partir deste sábado (3), no Rio Guadalquivir, em um circuito fechado de 2,5 km, entre La Barqueta e Alamillo, é a primeira seletiva para a definição dos participantes da prova dos 10 km do programa olímpico de esportes aquáticos. E Ana Marcela, ao lado da também brasileira Poliana Okimoto, vice-campeã mundial dos 5 e 10 km, em Nápoles, na Itália, em 2006, reúne chances de estar na Capital chinesa para as Olimpíadas.
Especialistas acreditam na força da jovem baiana, de 16 anos. O primeiro dele é o seu técnico e também da equipe feminina do Brasil em Sevilha, Márcio Latuf. Segundo Latuf, a evolução técnica de Ana Marcela é mais do que patente. “Nos últimos 15 meses, ela ganhou postura e aprimorou seu estilo, tornando-se uma forte concorrente à vaga olímpica. Prova disso está no fato de ter sido a melhor brasileira na seletiva para a formação de nossa seleção”.
Já o também técnico da UNISANTA e da seleção brasileira Carlos Rogério Arapiraca, “Ana Marcela Cunha é uma jovem atleta e que vem mostrando resultados cada vez melhores tanto nas Maratonas Aquáticas como nas piscinas. O melhor resultado dela foi o 5º lugar da prova de Santos além de ter vencido o Troféu Open na prova dos 800 livre. Marcelinha é uma baiana, raçuda e vai dar muito trabalho para as veteranas”, garante o experiente treinador.
Alexandre Pussieldi, técnico de natação e editor do Blog do Coach, do conceituado site Best Swimming, a coloca entre as dez nadadoras com maiores chances de êxito em Sevilha, neste sábado. “Ana Marcela será a surpresa da prova. Ela é uma das mais jovens nba competição, mas mesmo assim, é uma atleta muito competitiva e tem um retrospecto positivo e em ascensão”, conclui.
OLIMPÍADA – Para os 10 Km do Mundial de Sevilha foram classificados os dois homens e as duas mulheres do Brasil, mais bem classificados na Maratona Aquática Internacional de Santos, em 26 de janeiro passado.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) classificou as provas feminina e masculina de 10 km como parte do programa da natação olímpica e foram destinadas 50 vagas para ela, ou seja, 25 no masculino e 25 no feminino. Os 20 primeiros (10 homens e 10 mulheres) sairão do Mundial de Sevilha, as vagas restantes serão ocupadas por um representante de cada continente e para os classificados no Pré-Olímpico de Pequim, nos dias 31 de maio e 1º de junho.
A chance de um país colocar dois atletas nos Jogos é classificando os dois no Mundial de Sevilha, entre os 10 primeiros. Caso apenas um consiga figurar entre os “top 10” na Espanha, o país não mais poderá classificar atletas para as Olimpíadas. Sevilha também será importante para definir quem serão os representantes dos continentes, a Europa, por exemplo, usará a competição para apontar o seu.