Um total de 282 nadadores, de 47 equipes, tomam parte da oitava edição do Troféu Ronaldo de Souza Passos, correspondente a mais uma disputa do Campeonato Paulista Juvenil de Natação de Verão. A competição está marcada para este final de semana (sábado, 10, e domingo, 11), na piscina longa (50 metros), do Conjunto Aquático Wilson Silva Castro, o Bagdá, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), à Rua Oswaldo Cruz, 277, no bairro do Boqueirão, em Santos.
A equipe da casa, que defende a hegemonia na disputa, terá o maior número de atletas em ação. São 45 atletas (25 homens e 20 mulheres), sob o comando dos técnicos Fábio Massaini, o Binho, e Joel Moraes Santos Júnior. A UNISANTA luta pelo bi do Troféu Ronaldo de Souza Passos e pelo tricampeonato paulista, já que também venceu em 1997, quando ainda estava em disputa o Troféu Federação Aquática Paulista, conquistado em definitivo pelo Esporte Clube Pinheiros, vencedor de oito das dez últimas edições do Paulista Juvenil de Verão. Nas outras duas, obviamente, deu UNISANTA.
Entre o sábado (1) e o domingo (11), sempre a partir das 8h30, serão disputadas 64 provas. As provas estão distribuídas em três etapas, sendo duas no sábado (11), nos períodos da manhã e tarde, e uma no domingo, no período da manhã. O Congresso Técnico está marcado para sexta-feira (9), a partir das 20 horas, no Consistório da UNISANTA.
Das 64 provas, 52 são individuais e 12 de revezamentos (4×50 e 54×100 metros nado livre e 4×100 metros medley).As provas individuais de estilo livre terão as distâncias de 50, 100, 200, 400, 800 (somente feminino) e 1500 (somente masculino) metros. Nos demais estilos (costas, borboleta e peito), serão disputadas provas de 100 e 200 metros.
DESTAQUES – UNISANTA, atual campeã paulista de verão, e EC Pinheiros, atual campeão paulista de inverno e maior ganhador nas disputas de verão, são as principais forças na competição, sendo que o Pinheiros traz 30 nadadores, sendo 13 homens e 17 mulheres.
O Sport Club Corinthians, vice-campeão paulista de inverno, competição na qual a UNISANTA terminou em terceiro lugar no geral, mas foi a melhor no feminino, terá 23 atletas, sendo nove homens e 14 mulheres.E é justamente na categoria feminina que reside o grande trunfo da natação da UNISANTA. Entre as nadadoras inscritas, destaque maior para Ana Marcela de Jesus Cunha, bicampeã brasileiras de maratonas aquáticas nas distâncias de 5 e 10 km, além de ter sido o maior nome feminino no Campeonato Brasileiro Interfederativo Infanto-Juvenil/Troféu Chico Piscina, com o melhor índice técnico da categoria juvenil feminina, registrado na prova dos 400 metros nado livre.
Além dela, a UNISANTA tem outros destaques do Chico Piscina, como Eloísa Bassani e Isabelle Longo, além de Ana Carla Carvalho. Estas nadadoras têm tudo para brilhar tanto nas provas individuais como nos revezamentos, como grandes chances de quebra de recordes, principalmente de campeonato.