Campeão e recordista mundial na especialidade, o paraibano Kaio Márcio de Almeida, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), é a aposta certa – uma barbada, no jargão do turfe – para a prova dos 200 metros nado livre no Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk, última seletiva para definição da equipe nacional para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

Kaio é o único dos atletas inscritos para essa competição, que se desenvolve de 1º. a 6 de maio, no Rio de Janeiro, a contar com um tempo de balizamento abaixo dos 2 minutos para a prova dos 200 metros nado borboleta. É sua a marca de 1m57s69. O segundo melhor é Fernando Silva, com 2m00s89.

Na opinião abalizada do técnico Alex Pussieldi, do concorrido Blog do Coach, do site Best Swim, Kaio Márcio não é só o favorito no Troféu Maria Lenk, como a esperança brasileira de medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos, depois de ter batido na trave no Pan de 2003, em Santo Domingo, na República Dominicana, onde foi prata.

Kaio, que vem de vitórias expressivas nos 100 e 200 metros nado borboleta, no Grand Prix de Estocolmo, na Suécia, está plenamente recuperado de lesões consecutivas no ombro e no pé, além de uma virose.