Com uma equipe de 60 nadadores, a natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA, de Santos, segue nesta terça-feira (9), para as disputas simultâneas do IV Torneio Open, do XXVIII Campeonato Brasileiro Junior/Troféu Julio De Lamare, e do XVIII Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães, que ocorrem na a partir desta quarta-feira (10), com seu Congresso Técnico, na cidade de Palhoça, Região metropolitana de Florianópolis, Santa Catarina.
As três competições servem de índices para a formação da Seleção Brasileira Principal, para o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Roma, bem como para o Campeonato Sul-Americano Juvenil, na Argentina.
A equipe santista leva à Florianópolis todos os seus principais nadadores das categorias júnior e sênior, com destaque para o olímpico Kaio Márcio de Almeida. Também viajam nadadores juvenis que buscam vagas no Campeonato Continental, entre os quais Ana Marcela Cunha, também olímpica, Luiz Cremonez e Paulo Magalhães de Paula, todos destaques na conquista do bicampeonato brasileiro juvenil de verão.
Tetracampeã estadual Júnior e Sênior, a UNISANTA, encara os brasileiros com chances de brigar por mais excelentes resultados. A extraordinária performance no Paulista, com uma pontuação recorde de mais de 8.000 pontos é fator determinante para deixar equipe e comissão técnica motivados.
A delegação é chefiada pela professora Rosa do Carmo José e é composta pelos técnicos Márcio Latuf, Gerson Pazian, Fábio Massaini, o Binho, e Alexandre Paes, além do massagista Nei Roblis.
Com a realização simultânea destas disputas, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pretende desenvolver uma ação de solidariedade. Para tal, solicita a todas as pessoas envolvidas nas disputas que levem um quilo de alimento não perecível, que será designado a uma organização não governamental reconhecida e oficializada pelo governo catarinense.

PROGRAMAÇÃO – Dia 10 (quarta-feira), às 20 horas, Congresso de Abertura e Técnico no Auditório da Unisul. Dia 11 (quinta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 1ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães. Às 15h30, aquecimento; às 17 horas, cerimônia oficial de abertura; às 17h15, 1ª Etapa do Torneio Open..
Dia 12 (sexta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 2ª Etapa do Torneio Open.
Dia 13 (sábado), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 16h30, 3ª Etapa do Torneio Open.
Dia 14 (domingo), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães e entrega da premiação; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 4ª Etapa do Torneio Open e entrega da premiação.
Durante a cerimônia de premiação, serão entregues os Troféus Correios, referentes aos cinco clubes melhores classificados no Ranking Brasileiro de Clubes de Natação, que a UNISANTA na luta pelas primeiras posições.