A natação da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, inicia, na manhã desta quinta-feira (11), a partir das 9 horas a participação nas disputas simultâneas do IV Torneio Open, do XXVIII Campeonato Brasileiro Junior/Troféu Julio De Lamare, e do XVIII Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães. As provas estendem-se até domingo (14), no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça na Região Metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina.
A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, compete com uma equipe de 60 atletas. O nadador olímpico Kaio Márcio, debilitado por uma forte virose, desfalca a equipe na competição.
Como o regulamento permite que quem não é das categorias júnior ou sênior possa nadar pela manhã em observação e ascender ao open à tarde, caso esteja entre os oito melhores tempos, a UNISANTA levou, entre outros, os juvenis Ana Marcela Cunha, atleta olímpica, Luiz Cremonez e Paulo Magalhães de Paula, destaques da conquista do bicampeonato brasileiro juvenil de verão.
Tetracampeã estadual Júnior e Sênior, a UNISANTA, encara os brasileiros com chances de brigar por mais excelentes resultados. A extraordinária performance no Paulista, com uma pontuação recorde de mais de 8.000 pontos é fator determinante para deixar equipe e comissão técnica motivados.
A delegação é chefiada pela professora Rosa do Carmo José e é composta pelos técnicos Márcio Latuf, Gerson Pazian, Fábio Massaini, o Binho, e Alexandre Paes, além do massagista Nei Roblis.
UNISANTA – Para a primeira etapa dos campeonatos júnior e sênior estão programadas 23 provas, com a UNISANTA representada por 21 nadadores na sênior e 28 na júnior. Os juvenis Andressa Barduzzi e Paulo Magalhães e Paula compete sob observação (sem contar pontos), nas provas de 50m costas e 200m peito, respectivamente. Além de vagas no Torneio Open, ele buscam presença no Sul-Americano Juvenil, marcado para a Argentina.
As chances maiores de êxito por parte dos nadadores santistas residem nas provas do certame júnior, no quais quatro atletas registram os melhores tempos de balizamento: João de Lucca, nos 100m livre júnior II; Diego Uchoa, nos 200m peito júnior II; Eloisa Bassani, nos 200 medley júnior I e Lucas Kanieski, os 1500 metros nado livre júnior II.
PROGRAMAÇÃO – Dia 10 (quarta-feira), às 20 horas, Congresso de Abertura e Técnico no Auditório da Unisul. Dia 11 (quinta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 1ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães. Às 15h30, aquecimento; às 17 horas, cerimônia oficial de abertura; às 17h15, 1ª Etapa do Torneio Open..
Dia 12 (sexta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 2ª Etapa do Torneio Open.
Dia 13 (sábado), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 16h30, 3ª Etapa do Torneio Open.
Dia 14 (domingo), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães e entrega da premiação; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 4ª Etapa do Torneio Open e entrega da premiação.
Durante a cerimônia de premiação, serão entregues os Troféus Correios, referentes aos cinco clubes melhores classificados no Ranking Brasileiro de Clubes de Natação, que a UNISANTA na luta pelas primeiras posições.
Com a realização simultânea destas disputas, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pretende desenvolver uma ação de solidariedade. Para tal, solicita a todas as pessoas envolvidas nas disputas que levem um quilo de alimento não perecível, que será designado a uma organização não governamental reconhecida e oficializada pelo governo catarinense.