A Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, encara nesta sexta-feira (12, mais uma etapa das disputas simultâneas do IV Torneio Open, do XXVIII Campeonato Brasileiro Junior/Troféu Julio De Lamare, e do XVIII Campeonato Brasileiro Sênior/Troféu Daltely Guimarães. As provas estendem-se até domingo (14), no Complexo Aquático da Unisul, em Palhoça na Região Metropolitana de Florianópolis, em Santa Catarina.
Pela manhã, a partir das 9 horas, serão realizadas as provas dos certames brasileiros júnior e sênior. Na parte da tarde, a partir das 17 horas, com transmissão do Sportv (Net), ocorrem as disputas do Torneio Open, envolvendo apenas os oito melhores tempos das provas olímpicas das competições da manhã.
Para esta etapa, a UNISANTA, dos técnicos Márcio Latuf, Gerson Pazian, Fábio Massaini, o Binho, e Alexandre Paes, terá na categoria sênior 13 nadadores, sendo que Felipe Lima tem o melhor tempo para os 50 metros nado de peito, com 27s58. Kaio Márcio de Almeida, dono do melhor tempo para os 200m borboleta, está fora da competição por problemas de saúde.
Para o campeonato júnior, a UNISANTA terá na etapa 27 nadadores, sendo que três deles, ainda juvenis, nadarão sob observação, portanto, sem contar pontos, mas em condições de lutar por uma vaga no Open e na seleção brasileira juvenil, que irá ao Sul-Americano da Argentina, em 2009.
Sob observação estão Sarah Correa e a olímpica Ana Marcela Cunha, na prova dos 800 metros nado livre júnior II, e ainda Luiz Cremonez, nos 100 metros nado borboleta júnior I.
Valendo pontos, a UNISANTA tem Andressa Barduzzi com o primeiro tempo de entrada nos 200 costas júnior II, com 2m22s56, além das equipes 4×100 metros nado livre júnior I feminino e masculino.
PROGRAMAÇÃO – Dia 12 (sexta-feira), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 2ª Etapa do Torneio Open.
Dia 13 (sábado), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães; às 15h30, aquecimento, às 16h30, 3ª Etapa do Torneio Open.
Dia 14 (domingo), às 7h30, aquecimento; às 9 horas, 2ª Etapa do Troféu Júlio de Lamare e Troféu Prof. Daltely Guimarães e entrega da premiação; às 15h30, aquecimento, às 17 horas, 4ª Etapa do Torneio Open e entrega da premiação.
Durante a cerimônia de premiação, serão entregues os Troféus Correios, referentes aos cinco clubes melhores classificados no Ranking Brasileiro de Clubes de Natação, que a UNISANTA na luta pelas primeiras posições.
Com a realização simultânea destas disputas, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) pretende desenvolver uma ação de solidariedade. Para tal, solicita a todas as pessoas envolvidas nas disputas que levem um quilo de alimento não perecível, que será designado a uma organização não governamental reconhecida e oficializada pelo governo catarinense.