Ana Marcela Cunha, Monick Avelino Perez e o treinador Márcio Latuf, da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), participam nesta sexta-feira (25), às 19 horas (horário local, 14 horas de Brasília), do Congresso Técnico da terceira etapa do Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup, a Setúbal Bay International Swim Marathon 2007, marcada para este sábado (26), a partir das 11 horas ( 6 horas de Brasília), em Setúbal, Portugal.
As nadadoras já fizeram um treinamento de reconhecimento da raia demarcada na Baía de Setúbal, distante 40 km ao Sul de Lisboa, capital portuguesa. A competição será disputada em uma raia triangular de 5 km, obrigando os competidores a realizarem duas voltas. Á temperatura da área gira em torno de 19 a 20 graus, e a profundidade é de três metros.

Tanto Ana como Monick sabem das dificuldades que terão de enfrentar. Nem tanto pela temperatura da água, ligeiramente abaixo do que estão habituadas a encontrar no Brasil, mas pela qualidade das adversárias.

A principal favorita é a alemã Angela Maurer, vencedora da prova internacional da Travessia Renata Agondi, primeira do calendário da Fina 10 Km Marathon Swimming World Cup, e segunda colocada na etapa de Dubai, a segunda temporada. Maurer é a líder do ranking e uma das mais experientes nadadoras de águas abertas em atividade.

As brasileiras sabem que não poderão deixar o pelotão líder escapar, pois do contrário, a situação tende a ficar complicada. A intenção é realizar um trabalho conjunto, buscando sempre manter um contato visual entre elas e as competidoras mais fortes.

Ana Marcela, que estará na etapa de setembro, na China, faz sua preparação para os Jogos Pan-Americanos, enquanto Monick, que ainda voltará à Europa para a etapa de Sevilha, na Espanha, em junho, que adquirir o máximo de experiência, em busca, quem sabe, de uma vaga na equipe brasileira para os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.