As campeãs sul-americanas Ana Marcela Cunha e Isabelle Longo, nadadoras da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, brilharam na Travessia dos Fortes, disputada entre as praias do Leme e de Copacabana, no Rio de Janeiro. Com o tempo de 38m04, Ana Marcela, melhor nadadora das Américas nos Jogos Olímpicos de Pequim (Top 5), ficou com a prata, ao completar os 3,8 km da prova. O bronze foi obtido por sua companheira de equipe, Isabelle Longo, que percorreu a distância, no tempo de 38m42s. Ouro foi para a paulistana Poliana Okimoto, que completou os 3,8km de travessia com o tempo de 38m03s.
Logo após a largada, Ana Marcela e Poliana, que são as duas primeiras do ranking mundial da modalidade, destacaram-se do grupo de nadadoras de elite, e rapidamente monopolizaram a disputa pela liderança. O equilíbrio foi total até os últimos metros. Poliana fazia 88 braçadas por minuto, contra 80 de Ana Marcela.
No trecho em frente à rua Princesa Isabel, com maior turbulência por conta das ondas do mar, o ritmo das atletas diminuiu, como era de se esperar, e Ana Marcela abriu uma pequena vantagem por conta da inversão de eixo de percurso de Poliana Okimoto, que beneficiou-se da posição da boia número 6 e, na última braçada, conquistou a vitória.
A vitória deu a Poliana Okimoto seu segundo título da Travessia dos Fortes, já que a nadadora já havia sido campeã em 2005. Ana Marcela havia conquistado o título em 2006, com apenas 14 anos de idade.

MASCULINO – O baiano Allan do Carmo, quarto colocado no ranking mundial de maratona aquática, foi o vencedor da categoria masculina da Travessia dos Fortes, disputada entre as praias do Leme de de Copacabana, no Rio de Janeiro, deixando na segunda posição o carioca Luiz Lima, que desta vez não conseguiu superar os seus adversários, como nas cinco edições anteriores. O também carioca Filipe de Alcântara chegou na terceira posição.