Ana Marcela de Jesus Cunha, maratonista aquática, e os técnicos Márcio Latuf e Carlos Arapiraca, todos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, seguem nesta segunda-feira (28, no vôo TP 0188, às 17h05, para a disputa do Mundial de Maratonas Aquáticas de Sevilha, de 3 a 8 de maio, seletiva para os Jogos Olímpicos de Pequim, a serem, realizados em agosto.
Além de Ana Marcela, também defendem a seleção brasileira em Sevilha, Poliana Okimoto, Pámela Engel, Maria da Penha Cruz, Allan do Carmo, Marcelo Romanelli, Luiz Lima e Fábio Lima.
A prova olímpica de maratonas aquáticas é a de 10 km, marcada para o dia 3 de maio para as mulheres e para o dia 4 de maio, para os homens. Desta forma, estão na briga por um lugar em Pequim Poliana, Ana, Allan e Romanelli. Os demais, lutam por um título mundial na prova de cinco quilômetros, no dia 6/05.
Para os 10 km do Mundial de Sevilha foram classificados os dois homens e as duas mulheres do Brasil, mais bem classificados na Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, realizado em 26 de janeiro último. Já para os 5 km, a seletiva brasileira foi na primeira etapa do Circuito Nacional, em Porto Belo/SC, em 24 de fevereiro.
SELETIVA OLÍMPICA – O Comitê Olímpico Internacional classificou as provas de 10 km como parte do programa da natação e foram destinadas 50 vagas para ela, ou seja, 25 no masculino e 25 no feminino. Os 20 primeiros (10 homens e 10 mulheres) sairão do Mundial de Sevilha, as vagas restantes serão ocupadas por um representante de cada continente e para os classificados no Pré-Olímpico de Pequim, nos dias 31 de maio e 1º de junho.
A chance de um país colocar dois atletas nos Jogos é classificando os dois no Mundial de Sevilha, entre os 10 primeiros. Caso apenas um consiga figurar entre os top 10 na Espanha, o país não mais poderá classificar atletas para as Olimpíadas. Sevilha também será importante para definir quem serão os representantes dos continentes, a Europa, por exemplo, usará a competição para apontar o seu. A nadadora da UNISANTA é candidata a um dos 10 lugares que garantem passagem para a China, pois no Mundial de Nápoles, com apenas 14 anos, ela foi a 11ª colocada e só vem evoluindo desde então. A participação no Mundial de Sevilha está sendo custeada pela CBDA, com recursos dos Correios, da Petrobrás, Lei Agnelo/Piva e Lei de Incentivos Fiscais.