O nadador da Universidade Santa Cecília e campeão brasileiro de águas abertas, Luiz Lima, luta por um bom resultado na primeira prova das competições de maratonas aquáticas do 12º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, na Austrália.

Essa prova, a dos 5 km, está marcada para Santa Kilda Beach, na noite neste sábado (17), manhã de domingo (18), no horário australiano (13 horas à frente). Além de Luiz Lima, representam o Brasil nesta disputa Poliana Okimoto, Mário Pereira e Maria da Penha Cruz, a Pepenha.

As travessias de 5 Km começam às 20 horas (prova feminina) e 22 horas (prova masculina), de Brasília, no dia 17/3. No feminino serão 31 competidoras, enquanto no masculino haverá 41 nadadores.

Os maratonistas brasileiros são todos estreantes em Mundiais que reúnem todas as cinco modalidades da Federação Internacional de Natação (FINA). Somente o experiente Luiz Lima já competiu em Mundiais assim, mas como nadador de piscina. Mas com exceção de Mário Pereira, os outros estiveram no Mundial específico da modalidade, o 4º Mundial de Maratonas Aquáticas, em setembro do ano passado, em Nápoles, na Itália.

A outra representante da UNISANTA na equipe de maratonistas aquáticos, a também campeã brasileira Ana Marcela de Jesus Cunha, tomará parte da prova dos 10 Km, marcada para a manhã de terça-feira (20), no horário australiano, noite de segunda-feira (19), no horário brasileiro.