O nadador pan-americano da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Leonardo Guedes, garantiu vaga na final dos 100 metros nado de costas da primeira das sete etapas da Copa do Mundo de Natação, desenvolvida em Durban, na África do Sul. Leo fez o oitavo tempo, com 55s88, uma marca melhor que o seu tempo de balizamento (56s13), estabelecido nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007.
Os outros representantes brasileiros na competição também estão nas finais, marcadas para as 14 horas desta sexta-feira (19), no horário de Brasília.Joanna Maranhão foi quinta colocada nos 200 metros medley, com 2m15s49. Gabriel Mangabeira obteve o quinto lugar nos 50m borboleta, com 24s44. E, na mesma prova, Cândido da Silva Júnior, goi o otavo melhor, com 24s95.
Pela primeira a Copa do Mundo de Natação será disputada em um único ano, com etapas ainda em Singapura, Sidney, Moscou, Estocolmo, Berlim e Belo Horizonte. Para essa última etapa, além de Leonardo Guedes, a UNISANTA será representada por mais sete atletas: Kaio Márcio de Almeida (200 metros nado borboleta); Felipe Lima (100 metros nado de peito), Daniel Orzechowski (100 metros costas), Felipe May Araújo (800 metros livre), Luiz Rogério Arapiraca (1500 metros livre), Michelle Lenhardt (100 metros nado livre) e Rogério Karfunkelstein (50 metros estilo peito). Da Comissão Técnica da UNISANTA foram chamados os técnicos Márcio Latuf e Rosane Carneiro, além do médico Marcus Bernhoeft.
A etapa nacional da Copa do Mundo de Natação será realizada de 23 a 25 de novembro, na piscina do Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte/ MG. No total, foram convocados 40 nadadores, com base nos resultados do Troféu Maria Lenk, XV Jogos Pan-Americanos e Troféu José Finkel.
A Copa do Mundo distribuirá um total de US$ 360 mil, incluindo US$ 50 mil destinados àqueles que venham a registrar recordes mundiais. Em Durban, estarão presentes nadadores de 16 países, entre os quais Rússia, Estados Unidos, Suécia, Austrália e, evidentemente, a África do Sul.