É dia de reverenciar os mortos, mas esta sexta-feira (2) ainda mantém vivas esperanças de muitos atletas dispostos a brigar pela chance de estar ao lado de Ana Marcela de Jesus Cunha, nadadora pan-americana da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), no Campeonato Sul-Americano de Águas Abertas de 2008. Com os títulos de bicampeã brasileira de 5 e 10 km já assegurados por antecipação, a atleta da equipe santista tem uma situação mais cômoda na prova dos 5 km marcada para a manhã desta sexta-feira, a partir das 9 horas, em Rio das Ostras, no início do último final de semana de competições do calendário nacional de maratonas aquáticas.
Ana Marcela já tem vaga no torneio continental nas provas de 5 e 10 km, na condição de bicampeã nacional. Mas 88 outros nadadores, entre os quais a vice-campeã mundial dos 5 e 10, Poliana Okimoto, o medalhista de bronze no Pan-Americano Rio 2007, Alan do Carmo, o ex-campeão pan-americano de águas abertas e líder da temporada nacional, Carlos Pavão, e o atual campeão brasileiro de maratonas aquáticas, Luiz Lima, da UNISANTA, brigam pelas vagas em disputa: uma no feminino e duas no masculino.
Para a nadadora da UNISANTA a prova vale pelo direito de ter o seu técnico no comando da equipe que irá ao Sul-Americano, pois a vencedora em Rio das Ostras assegura essa condição. A prova feminina terá 27 atletas, enquanto a masculina reunirá 62 nadadores. Já no domingo (4), no mesmo local e horário, será a vez da prova dos 10 km, com as mesmas condições impostas à prova de 5 km, mas com promessa de emoções em dobro, afinal, serão 5 km a mais.