Marco Sapucaia, com domínio absoluto nas provas de estilo borboleta – ouro e recordes nos 100 e 50 metros – e Fernando Ernesto dos Santos, com duas medalhas de prata – 50 e 100 metros costas -, nadadores da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), brilharam na primeira etapa da Liga Nacional Argentina de Natação, desenvolvida na piscina de 25 metros do Clube Universitário de La Plata. Os nadadores santistas competiram pela Sociedade Alemã de Ginástica de Villa Ballester, que terminou como vice-campeã da fase, a apenas três pontos do super favorito Clube Atlético River Plate, de Buenos Aires.

Na provas que encerram essa primeira etapa da Liga Argentina, Marco Sapucaia conquistou sua segunda medalha de ouro, nos 50 metros estilo borboleta, com novo recorde do campeonato (24s63). Já Fernando Ernesto dos Santos garantiu outra de prata, desta vez, nos 50 metros nado costas, com 26s62.Na abertura, Marco Antônio Sapucaia bateu o recorde de campeonato na prova dos 100 metros nado borboleta, com a marca de 54s02. Fernando Ernesto obteve o segundo lugar na prova dos 100 costas com 57s49. Os dois ainda integraram o revezamento 4 x 50 metros medley da Sociedade Alemã, que terminou na segunda colocação.

Sapucaia e Fernando Ernesto são os únicos atletas não argentinos a tomar parte da disputa, que envolve as quatro melhores representações de natação masculina da Argentina, bem como os 20 principais competidores daquele país, entre os quais José Martim meolans, do Club Atlético River Plate, de Buenos Aires, e principal astro da natação argentina, ao lado de Georgina Bardach, da UNISANTA.

Além da Sociedade Alemã de Ginástica de Villa Ballester, essa segunda edição da Liga Argentina de Natação tem as representações do River Plate, Gimnasia Y Esgrima de Santa Fé e Regatas Burzaco. A competição, com transmissão ao vivo pela emissora argentina Tyc Sports, compreende disputas de 50 e 100 metros nos quatro estilos, 400 metros nado livre e medley e revezamentos 4×50 metros nado livre e medley. No total serão realizadas seis etapas. As outras cinco serão dias 24 e 25 deste mês, em San Luis; dias 15 e 16 de outubro, em Corrientes; dias 22 e 23 de outubro, em Santa Fé; dias 5 e 6 de novembro, em Buenos Ayres, e dias 19 e 20 de novembro, em Mar Del Plata.