Os maratonistas aquáticos da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Luiz Lima e Ana Marcela Cunha, atuais campeões brasileiros de águas abertas e integrantes da seleção nacional que esteve no 12º. Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, em Melbourne, na Austrália, encaram neste sábado (07/04), às 9 horas, a II Maratona Nacional Classificatória Pré-Pan Rio 2007, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

A ser disputada na distância de 10 km, com premiação de R$ 5 mil, a disputa definirá os atletas que disputarão a seletiva final para os Jogos Pan-Americanos. A Seletiva Pan-Americana, programada para o dia 12 de maio próximo, terá no máximo 20 homens e 20 mulheres na disputa por duas vagas femininas e duas masculinas para os Jogos Rio-2007.

Além disso, a competição deste domingo (07), contará pontos para o Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas de 10 KM (distância olímpica), que em sua primeira etapa, em São Lourenço, no Rio Grande do Sul, foi vencida por Ana Marcela.

A nadadora da UNISANTA também venceu a I Maratona Pré-Pan-Americana do Rio de Janeiro, disputada em outubro do anão passado, no mesmo local. Na oportunidade, a prova contou pontos para o Brasileiro de Maratonas Aquáticas, valendo com 12ª. etapa. No masculino, a vitória foi do baiano Allan do Carmo, da Aceb/BA.

A Seletiva Pan-Americana de 12 de maio classificará quatro atletas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos Rio-2007. Tanto Ana Marcela como Luiz Lima figuram entre os favoritos às vagas, ao lado de Allan do Carmo e Poliana Okimoto.