Líder do circuito, com sete pontos de vantagem sobre a segunda colocada (54 a 47), a maratonista aquática da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Ana Marcela de Jesus Cunha, integrante da equipe pan-americana brasileira, defende sua posição no Brasileiro de Águas Abertas para provas de 5 km, neste domingo, na Praia de Camburi, em Vitória, no Espírito Santo.
Vencedora em duas das três etapas realizadas – depois de Vitória, só restará a etapa final de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, em 4 de novembro -, Ana Marcela tem como maior adversária a capixaba Maria da Penha da Cruz, a Pepenha, que nadará em casa, aumentando ainda mais o perigo para a liderança da nadadora da equipe santista.
Ana Marcela, no entanto, mantém a tranqüilidade e espera fazer uma prova neste domingo, a exemplo do que ocorreu em Ilheus, na terceira etapa, quando venceu com o tempo de 46m37, um segundo à frente de Pepenha, vice-líder do ranking. Já com o título brasileiro dos 10 km (distância olímpica) assegurado por antecipação, Ana Marcela segue na briga pela conquista do bicampeonato também em provas de 5 km. Uma nova vitória a levará aos 73 pontos, o que lhe permitirá ampliar a diferença para a vice-líder em, no mínimo, dez pontos, caso essa termine na segunda colocação.