Mais duas estrelas de quinta grandeza da natação em águas abertas mundial estão confirmadas para disputa da etapa internacional da II Travessia Renata Agondi. Nesta quarta-feira (20/12), a vice-campeã mundial dos 5 e 10 km, a brasileira Poliana Okimoto, e a italiana Laura Volpi, vice-campeã mundial e vice-campeã européia dos 25km, formalizaram inscrição para a competição marcada para o dia 26 de janeiro próximo, como ponto alto das comemorações do Aniversário da Cidade de Santos.

Essa etapa internacional da II Travessia Renata Agondi abrirá o mais importante circuito mundial de maratonas Aquáticas, o Fina 10 KM Marathon Swimming World Cup 2007, além de ser a primeira competição em nível mundial a ser realizada no Brasil no próximo ano.

Além de Poliana e Laura, uma autêntica legião estrangeira, com destaque para alguns dos maiores nadadores em maratonas aquáticas do mundo, também competirá em Santos, no mês de janeiro.

O time russo, campeão mundial em Nápoles, trás Yuri Kudinov, campeão Mundial em Montreal e medalha de prata no Mundial de Nápoles; Evgeny Koshikarov, quinto colocado no Mundial de Nápoles e Vice-campeão Europeu em 2006; Vladimir Dyatchin, vice-campeão na seletiva Russa do 10km para Melbourne e Campeão Juvenil Europeu, Pavel Vetkalov, vice-campeão na seletiva Russa dos 5km para Melbourne e Vice-campeão juvenil europeu; Anna Uvarova, campeã na seletiva russa dos 10km para Melbourne e a técnica Lídia Vlasevskaya.

Confirmados ainda o búlgaro Petar Stoychev, penta-campeão do Circuito Mundial de Maratonas Aquáticas e Medalha de bronze nos 25km no mundial de Nápoles, os norte-americanos Micha Burden, vice-campeã americana dos 10km e Medalha de bronze no Pan-Pacific de 2006; Mark Warkentin, medalha de prata no Pan-Pacific de 2006 e / vencedor da etapa do Mundial em Belém, 2006; John Flanagan, campeão americano dos 5km e Integrante da seleção americana nos três últimos mundiais; Dan DeMarco, campeão Pan-Americano em 2004 nos 10km e Integrante da seleção americana em Montreal e Nápoles.

Outros destaques: o holandês Maarten v/d Weijden, vice-campeão Mundial em Montreal em 2005 e vencedor de quatro etapas do Circuito Mundial de 2006 e 5º. Colocado no Mundial de Nápoles nos 10km; o israelense Daniel Katzir, campeão dos Jogos Judaicos de 2006 e 18º. Colocado no Mundial da Itália; o macedônio Igor Dimovski, campeão Nacional e 7º. Colocado no circuito de mundial de 2007. Da República de Lagos, virão dois atletas e um técnico ainda não definidos.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Sabesp e Terracom.