As nadadoras alemães Angela Maurer, campeã da edição de 2007 e do Circuito Mundial, e Britta Kamrau-Corestein, tricampeã mundial de 2004 a 2006, oficializaram inscrição para a disputa da II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, competição que abre o mais importante circuito mundial de águas abertas, o Fina 10 km Marathon Swimming World Cup 2008, no próximo dia 26, no aniversário da Cidade de Santos.
A II Maratona Internacional de Santos promete ser bem mais concorrida e forte do que no ano passado. Até o momento, estão confirmadas as participações de 87 atletas da Argentina, Canadá, Chile, México, França, Holanda, Equador, Egito, Nigéria, Espanha, Portugal, Israel, Itália, Estados Unidos, Polônia e Alemanha, além do Brasil.
O Brasil terá todos os seus principais nadadores, já que a prova servirá como seletiva para definição da equipe (dois homens e duas mulheres) para o Mundial de Sevilha, na Espanha, que apontará os participantes da maratona aquática (10 km) de Pequim 2008.
Em concordância com as diretrizes da Federação Internacional de Natação (Fina), esta II Maratona Aquática internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, terá uma dotação de U$ 20 mil, bem como pontuação correspondente para definição do ranking mundial, nas categorias feminina e masculina. Além de definir a equipe brasileira para o Mundial, a prova santista apontará nadadores nacionais para disputas de etapas européias do Circuito Mundial, a exemplo do ocorrido quando das seletivas para a definição da equipe pan-americana, na temporada passada.
A II Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi, terá sua largada às 10 horas, na Praia do Boqueirão. Antes disso, no mesmo local, às 9h20, será dada a largada para a primeira das duas baterias da Travessia Nacional UNISANTA/Renata Agondi, prova com percurso de 1,2 km, aberta à participação de atletas de todas as categorias e níveis de nado. A segunda e última bateria, terá início às 9h35.
O Cronograma inclui ainda a abertura oficial, com hasteamento de bandeiras e execução do Hino Nacional Brasileiro, a partir das 9 horas. O Congresso de Abertura da Maratona Aquática Internacional, está marcado para às 19 horas do dia 24, no Auditório do Bloco E, na UNISANTA, à Rua Cesário Mota, 8, no Boqueirão, sendo que o Congresso Técnico ocorre no dia seguinte (25), no mesmo local, a partir das 10 horas. Já o Congresso Técnico da Travessia Nacional será realizado no dia da competição, na Praia do Boqueirão, a partir das 8h30, com a concentração dos atletas a partir das 7h30.
A organização é da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com a chancela da Federação Aquática Paulista (FAP) e Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). Apoio: Correios (patrocinador Oficial da Natação Brasileira), Sistema A Tribuna de Comunicação; Prefeitura Municipal de Santos; Capitania dos Portos do Estado de São Paulo; 17º Grupamento de Bombeiros e Polícia Militar do Estado de São Paulo – 6º BPM/I. Supervisão Técnica e Arbitragem: Federação Aquática Paulista – FAP