Mesmo admitindo que o atual estágio de treinamento o mantém ainda um tanto pesado, diante da busca por um maior fortalecimento muscular, o campeão brasileiro de águas abertas, Luiz Lima, nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) encara como um desafio sua participação na etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, marcada para o próximo dia 26, às 10h30 horas, na Praia do Boqueirão, em Santos.

Luiz sabe que terá muitas dificuldades em face ao elevado nível dos adversários. Mas sabe que tem boas chances de conseguir um resultado positivo. Para tal. Pretende adotar uma estratégia mais agressiva em relação a sua postura das provas de âmbito internacional das quais participou em 2006. “Em Belém do Pará, perdi uma competição, por dar muito espaço para a ação dos meus oponentes. Desta vez, quero mostrar mais agressividade na defesa do meu domínio”, diz.

O nadador aprendeu muito em suas participações em águas abertas, principalmente nas provas de 5 e 10 km do Mundial de Nápoles. “Senti que o meu nível técnico não estava aquém dos demais, embora minha estratégia não fosse a melhor indicada, diante da maneira de atuar da maioria. Em competições como essa. Você precisa nadar e defender seu espaço”.

Ele conhece muito bem a área em que a competição do dia 26 será realizada, mas acredita que isso não o coloca em vantagem. “Como a prova será desenvolvida em uma ria triangular, o equilibro acaba por se impor. Acredito que a maioria nadará dentro de um mesmo ritmo, deixando para o final a definição da prova”.

E o fato de a definição, segundo ele, ficar para o final, poderá, neste caso, lhe ser favorável. “Meu sprinter é bom e posso tirar proveito disso. Mas, para tal, será preciso manter uma pouco de gás para gastar nos metros finais”, destaca.

Luiz esclarece que, no momento atual, treina em um único período na água, mas que logo depois da prova pretende ampliar para dois períodos. “A intenção é focar a seletiva para o Pan, em maio. Assim, após a Travessia Renata Agondi, só terei pela frente o Mundial de Melbourne, na Austrália, e uma ou outra prova de 5 km, para que nada possa atrapalhar meu intento de buscar um lugar no Pan”.

Para que seus treinamentos não sofram quebra de ritmo, ele permanecerá no Rio de Janeiro, onde reside e treina, até o dia 23. “No dia 24 já estarei em Santos, para treinos no mar e na piscina da UNISANTA”, conclui.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Sabesp e Terracom