Com a marca recorde de 52s05 e o domínio absoluto da prova, o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Kaio Márcio de Almeida, conquistou ouro na prova dos 100 metros nado borboleta, na manhã desta quarta-feira (18), no segundo dia de finais dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007, no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A prova registrou a dobradinha brasileira, com Gabriel Mangabeira obtendo a prata, com 52s43.
Kaio, que é recordista mundial nos 50 metros nado borboleta em piscina curta, com 22s60, e campeão mundial nos 100 borboleta, também em piscina curta, logo após a virada, obteve uma pequena vantagem sobre o venezuelano Albert Subirats, terceiro colocado no Mundial de Melbourne, e abriu quase um corpo de vantagem, para fechar com nova marca pan-americana. No final, Subirats, ainda foi superado por Mangabeira.
O nadador da UNISANTA, no entanto, não parece satisfeito com a conquista do ouro nos 100m borboleta. “Vamos para mais”, afirmou, referindo-se aos 200 metros nado borboleta, prova com eliminatórias, na noite desta quinta-feira (19), semifinais na manhã de sexta-feira (20) e final na manhã de sábado (21).
“Meu coração é verde e amarelo, mas meu corpo é azul”, afirmou o emocionado Kaio Márcio por telefone aos dirigentes da UNISANTA, referindo-se ao apoio que recebe na Universidade Santa Cecília.
Antes do ouro de Kaio, o quarto do Brasil até aqui, outro nadador da UNISANTA conseguiu mais um bom resultado no Pan-Americano. Felipe May Araújo foi o quarto colocado nos 400 metros nado livre, com o tempo de 3m55s92, melhorando a marca de 3m57s34 registrada na fase eliminatória, na noite de terça-feira (17).