Atual campeão mundial e vencedor da prova em 2008, o italiano Valério Cleri, desembarca nesta terça-feira (20), às 8 horas, em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo. Ele lidera uma equipe de dez italianos para a disputa da 3ª Maratona Aquática Internacional de Santos – Unisanta/Troféu Renata Agondi, marcada para o próximo sábado (24/1), em Santos. Além dos italianos, também chegam nesta terça, os chilenos.
A prova de 10 km, organizada pela Universidade Santa Cecília (Unisanta), abre o calendário 2009 do mais importante circuito internacional de águas abertas, o Fina Marathon Swimming World Cup 2009 (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas), e terá largada e chegada junto ao Canal 6.
A Itália, além de Cleri, contará com cotados como Luca Ferreti, campeão europeu dos 5 km em 2008, Rachele Bruni, campeã da Europa na mesma prova, e Martina Grimaldi, vice européia nos 10 Km. Do Chile, atenção para Kristel Kobrich, vencedora da etapa de Shantou (China), da Copa do Mundo 2008.
A prova santista terá o envolvimento de atletas, técnicos e dirigentes de 16 países, dos quais 13 serão representados por competidores: Itália, Chile, Portugal, Bulgária, Inglaterra, Eslovênia, México, França, Holanda, França, Canadá, Alemanha e Brasil.
Dos Estados Unidos, virã o árbitro oficial da Fina, Roque Santos; do Egito, o dirigente da mesma entidade, Mohie Farid, e da Dinamarca, o técnico Peter Stougaard, que vem na condição de observador.
Dos atletas envolvidos, destaque ainda para a atual campeã mundial e vencedora da prova, em 2007, a alemã, Ângela Maurer. O heptacampeão do Grand Prix da Fina, o búlgaro Petar Stoychev, é outro nome de relevo.
PAULISTA – Simultaneamente à prova oficial da Copa do Mundo, o evento contará com a abertura do Campeonato Paulista de Águas Abertas, com disputas de 1, 2 e 4 kms. A programação oficial contará com o congresso técnico, na véspera das disputas (23), no Consistório da Universidade Santa Cecília (UNISANTA) e, logo após, uma coletiva de imprensa com os principais atletas.
No sábado (24), a primeira largada será às 8h30, com a prova de 2 km. Vinte minutos depois começa a disputa de 4 km. Já o início da maratona internacional está marcado para as 10h10, com o masculino, e 10h15, com o feminino. Na sequência, às 10h20, será a vez da prova de 1 km. A expectativa é que os primeiros colocados da competição mundial cheguem às 12h10 e a premiação será às 13h.
A 3ª. Maratona Aquática Internacional de Santos/Troféu Renata Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com chancela da Federação Internacional de Natação (Fina), da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e da Federação Aquática Paulista (FAP). Patrocínio – Sabesp. Apoio – Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Santos, Jornal A Tribuna, Santos e Região Convention & Visitors Bureau e Bandeirantes Emergências Médicas (Bem). Promoção – SANTA CECÍLIA TV