Encerrada a fase de preparação, com a 3ª. Clínica Pan-Americana e a disputa da 7ª. Super Copa BH, os integrantes da seleção brasileira de natação em piscina passam a viver a expectativa de grandes resultados nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, que para eles já tem início no próximo sábado (7), quando eles ingressam na Vila Pan-Americana. No domingo (8), eles inauguram o Parque Aquático Maria Lenk, local da disputa de natação, nado sincronizado e saltos ornamentais no Pan.

A natação da UNISANTA tem parcela significativa na equipe brasileira, com oito nadadores de piscina e uma para as provas de maratonas aquáticas, além de seis integrantes de sua comissão técnica, que reforçam o comando do time brasileiro. A natação argentina terá também uma atleta e um técnico da UNISANTA.

A UNISANTA terá um total de 21 representantes nos Jogos Pan-Americanos e Para Pan-Americanos, fazendo por merecer o status de potência universitária do esporte nacional. Nada menos do que 14 de seus atletas e mais sete integrantes de sua Comissão Técnica irão aos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e Para Pan-Americanos, entre julho e agosto, no Rio de Janeiro.

Na natação em piscina no Pan, a UNISANTA terá, pelo Brasil, Luiz Rogério Arapiraca, nos 1500m metros nado livre, Felipe Lima, 100m peito, Leonardo Guedes, 100m costas, Kaio Márcio de Almeida, 100m e 200m borboleta, Felipe May Araújo, 400m livre, Lílian Cerroni, 200m medley, Larissa Cieslak, 400mmedley, e Nayara Ribeiro, 800m livre. Pela Argentina, compete Georgina Bardach, nos 200m e 400m medley, 200 costas e 200m borboleta. Ana Marcela Cunha, também da UNISANTA, irá ao Pan para a prova de 10 Km das Maratonas Aquáticas.

Além de nove nadadores, a UNISANTA terá seis integrantes de sua Comissão Técnica no comando da seleção brasileira de natação pan-americana, nos Jogos do Rio de Janeiro, no mês de julho. Quatro deles, são técnicos, incluindo o coordenador-técnico da equipe santista, professor Márcio Latuf. Jefferson Neves, Rosane Carneiro e Carlos Rogério Arapiraca, pai do nadador Luiz Rogério Arapiraca.

A UNISANTA ainda levará ao Pan, como membros da Comissão Técnica, o médico Marcos Bernhoeft, e o psicólogo João Carlos de Barros. Já pela seleção argentina, também estará no Rio de Janeiro, o técnico Hector Sosa, também da UNISANTA.

Ainda pela UNISANTA competem no Pan Rio 2007, a mesatenista Ligia Santos, e a judoca Danielle Zangrando. No Para Pan, a ser realizado no mês de agosto, a Universidade será representada pelo vice-campeão mundial Carlos Farrenberg, nas provas de natação, e por Carollina Maldonado, no tênis de mesa.

CONDUZINDO A TOCHA – Antes do tradicional “as suas marcas”, no Maria Lenk, a partir do próximo dia 16, quando começam as disputas de natação em piscina, mais um nadador da UNISANTA terá a honra de conduzir a tocha pan-americana. Trata-se de Felipe May Araújo, que repetirá, pelas ruas de Curitiba (PR), sua cidade natal, o mesmo gesto de outros cinco integrantes da equipe santista. A tocha chega à capital paranaense nesta terça-feira (3).

Felipe May, que nadará a prova dos 400 metros nado livre no Pan, dará seqüência ao revezamento de condução do fogo pan-americano, que já envolveu Ana Marcela de Jesus Cunha, entre Santa Cruz de Cabrália e Porto Seguro, na Bahia; Larissa Cieslak, em Goiânia (Go), Nayara Ribeiro e Luiz Rogério Arapiraca, em Salvador (BA), bem como Felipe Lima, em Cuiabá (MT).

Depois de Felipe, mais quatro atletas da UNISANTA terão a mesma honra. Isso, na próxima sexta-feira (6), quando a tocha estará em Santos. Do rodízio em Santos, participam pela UNISANTA Danielle Zangrando (judô), Ligia Santos (Tênis de mesa), Carollina Maldonado (Tênis e mesa Para Pan-Americano) e Carlos Farrenberg (Natação Para Pan-Americano).

Os quatro atletas estarão entre as cerca de 60 pessoas que se revezarão na passagem da tocha pela Cidade. O cerimonial terá início a partir da chegada do fogo, de helicóptero, no gramado da Vila Belmiro. Depois de atravessar algumas das principais vias do Município, como as avenidas Ana Costa, Conselheiro Nébias e Afonso Pena, além de parte da orla. O desfecho do percurso será na Praça Mauá, no Centro da Cidade, defronte ao Paço Municipal.