No cinema ou no teatro, toda superprodução exige um grande elenco, mesmo entre os chamados personagens coadjuvantes, ou seja, aqueles que ajudam as estrelas a brilhar ainda mais. Com a etapa internacional da II Travessia Renata Agondi a coisa não parece ser diferente. Além dos maiores nomes da natação mundial em águas abertas, a competição acaba de ganhar reforços de peso.

O médico Eduardo De Rose, presidente do Conselho de Dopagem do Comitê Olímpico Internacional e responsável pelo controle antidoping dos Jogos Olímpicos de Barcelona, Atlanta e Sydney, acaba de ser indicado como Delegado da Federação Internacional de Natação (Fina) para o controle de doping da competição, marcada para 26 de janeiro próximo, em Santos, como ponto alto das comemorações do Dia da Cidade.

Além do médico Eduardo de Rose, a Fina terá como delegado técnico da competição, que abre o mais importante circuito da natação de maratonas aquáticas mundial, o 10 KM Marathon Swimmimg World Cup (Copa do Mundo de Maratonas Aquáticas), o cubano Tomas Haces, de comprovada experiência nas maiores disputas do gênero em todo o mundo.

Médico gaúcho, que trabalha há 30 anos com medicina esportiva, Eduardo De Rose está desde 1984 no COI e é uma das maiores autoridades do mundo em prevenção e combate ao doping. Ele integra atualmente a Comissão Médica da entidade, preside a da Odepa (organizadora dos Jogos Pan-Americanos) e também faz parte da Wada (Agência Mundial Antidoping).

Em 2002, ele recebeu, em Salt Lake City (EUA), a Ordem Olímpica, condecoração máxima do COI (Comitê Olímpico Internacional) e entregue a pessoas que contribuem para a divulgação dos ideais olímpicos.

“A participação de Eduardo de Rose, um dos maiores especialistas mundiais em controle antidoping, da à etapa internacional da Travessia Renata Agondi um grau de importância ainda maior”, festeja o presidente da Comissão Organizadora da competição, Marcelo Teixeira, pro-reitor administrativo da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), entidade organizadora do evento, que se constituirá na primeira prova internacional de águas abertas a ser realizada no País em 2007. “Nomes como do Dr. Eduardo De Rose e do cubano Thomas Haces referendam a magnitude da prova”.

Por sua vez, o médico Eduardo De Rose saúda o fato de o Brasil ser um dos países de ponta no controle do uso das substâncias proibidas, bem como o fato de a medicina esportiva brasileira alcançar um significativo reconhecimento internacional. “O Brasil tem um excelente laboratório de análise, possui excelentes especialistas. Hoje, fazemos cinco mil exames por ano, somos o nono país do mundo em número de controles. A guerra contra o doping é árdua, mas o Brasil colabora sobremaneira para que o único vencedor, ao final das contas, seja o esporte”, afirma.

COMPETIÇÃO – A competição será disputada na distância de 10 km, com uma dotação de US$ 20 mil, a serem rateados entre os oito primeiros colocados de cada categoria. A competição reunirá, entre outros, os dez melhores (cinco homens e cinco mulheres) atletas do Ranking Mundial de Águas Abertas, bem como os medalhistas (12 no total) das provas de 5 e 10 km do Campeonato Mundial de Águas Abertas, desenvolvido pela Fina, em Nápoles, na Itália.

Também participam os 20 melhores atletas (dez homens e dez mulheres) da segunda etapa da disputa, que ainda contou pontos para os Campeonatos Paulista e Brasileiro.

A etapa internacional da Travessia Renata Agondi dará início a um novo formato de competições de maratonas aquáticas em âmbito mundial. Para 2007, a Fina definiu que as disputas em águas abertas passarão a contar com dois circuitos distintos: o primeiro e mais importante, denominado World Cup Fina, terá um total de 12 provas, com dotação obrigatória de US$ 20 mil, e a participação dos melhores nadadores do mundo.

O segundo, chamado de Grand Prix de Maratonas Aquáticas, terá cerca de nove provas, com distâncias a partir de 15 km e dotação livre. Com isso, a Fina prioriza as disputas de 10 km, distância adotada para as provas de águas abertas dos Jogos Olímpicos, já a partir de Pequim 2008.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I — Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Avenida Palace, Sabesp e Terracom.