Entusiasmado com o enorme sucesso da etapa internacional da II Travessia Renata Agondi, que abriu o calendário 2007 do mais importante circuito da natação mundial em águas abertas, o 10 Km Fina Marathon Swimming World Cup, o presidente da Comissão Organizadora da disputa, Marcelo Teixeira, anunciou que em 2008, a versão mundial da III Travessia Renata Agondi terá uma dotação de US$ 40 mil, o dobro do que foi pago aos melhores colocado da prova realizada na sexta-feira (26), no aniversário da Cidade de Santos.

O anúncio foi feito pelo dirigente durante a cerimônia de entrega da Medalha do Mérito Esportivo aos melhores da II Travessia Renata Agondi, na noite de sexta-feira (26), na Sala Princesa Isabel, na Câmara Municipal de Santos. Em breve discurso, Marcelo Teixeira agradeceu aos atletas nacionais e estrangeiros pelo empenho demonstrado e enalteceu a importância de uma disputa que “com toda a certeza, entra para a história como o mais importante evento da natação mundial de maratonas aquáticas de todos os tempos”.

Ao lado do vereador Antônio Carlos Banha Joaquim, autor da propositura que se transformou na Lei 2.329, de 26 de agosto de 2005, tornando oficial a disputa que homenageia Renata Câmara Agondi, Marcelo Teixeira também ressaltou o trabalho de todos os envolvidos na realização da prova e, mais uma vez, agradeceu à Família Agondi pela confiança, o respeito e o carinho demonstrados. “Vocês, como legítimos herdeiros do legado deixado por nossa inesquecível Renata, são a razão da nossa vontade de fazer da Travessia Renata Agondi um referencial para o Brasil e, desde esta sexta-feira (26), para o Mundo”.

No total, foram entregues 60 medalhas a 57 atletas, que se destacaram nas três etapas. Luiz Lima, campeão brasileiro de maratonas aquáticas, Ana Marcela de Jesus, campeã brasileira de maratonas aquáticas, e Monick Avelino Perez, os três da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), receberam duas medalhas cada, por terem se destacado em duas das três etapas.

Os 16 melhores atletas da etapa internacional, oito mulheres e oito homens, também foram homenageados, com destaque para os principais nomes da prova de de sexta-feira (26). Os três primeiros colocados entre os homens — os russos Vladimir Dyatchin, Yuri Kudinov e Evgeny Koshkarov — e as quatro melhores no feminino — as alemãs Angela Maurer e Britta Kamrau-Corestein, a russa Anna Uvarova e a brasileira Poliana Okimoto.

REUNIÃO – Na próxima sexta-feira (02/02), a Comissão Organizadora da Travessia Renata Agondi estará reunida, na UNISANTA, para uma avaliação da etapa internacional da segunda edição e o início dos trabalhos voltados para definição da terceira edição, que poderá contar com apenas duas etapas, sendo a primeira, em âmbito nacional, em outubro, e a segunda, com versão internacional, no dia do aniversário de Santos, em 26 de janeiro de 2008. A FINA já confirmou a Travessiaq Renata Agondi como etapa de abertura do Circuito Mundial de 2008.

A Travessia Renata Câmara Agondi é uma realização da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), com Supervisão Técnica da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) e Federação Aquática Paulista (FAP) e apoio técnico da Presença Eventos. Apoio da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer; Prefeitura Municipal de Santos, Câmara Municipal de Santos, Sistema Santa Cecília de TV e Rádio Educativas, Jornal A Tribuna, Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, 6º BPM/I – Sexto Batalhão da Polícia Militar do Interior, 17º Grupamento de Bombeiros, 2º Batalhão de Infantaria Leve (2º. BIL), Santos e Região Convention & Bureau, BEM, Gatorade, Hershey´s, Beneficência Portuguesa, Hotel Atlântico, Sabesp e Terracom.