A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos divulgou a minuta do calendário da natação para a temporada 2008. O destaque fica para as disputas que servirão de seletiva para a formação da equipe olímpica brasileira para os Jogos de Pequim, marcados para o período de 8 a 24 de agosto do próximo ano.

Já em fevereiro, de 1º. a 5, em Pequim, será realizado o evento teste para os Jogos olímpicos, correspondente à sexta oportunidade de tentativa de índice para os atletas brasileiros. Em março, de 5 a 9, no Rio de Janeiro, ocorre a sétima e penúltima seletiva, dentro do 39º. Campeonato Sul-Americano Absoluto, a ser realizado no Conjunto Aquático Maria Lenk, mesmo palco dos XV Jogos Pan-Americanos Rio 2007.

A oitava e última chance para obtenção de índices olímpicos ocorrerá de 6 a 11 de maio, quando do Campeonato Brasileiro Absoluto de Verão/II Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, também no Maria Lenk. A minuta de calendário ainda contempla para o mês de setembro, de 2 a 7, em local a ser definido, a realização do Campeonato Brasileiro Absoluto/Troféu José Finkel, que mais uma vez será realizado em piscina de 50 metros. Ainda em termos internacionais, além do Sul-Americano e dos Jogos Olímpicos, a natação terá em 2008, o 9º. Campeonato Mundial de Natação em piscina curta (25 metros), de 9 a 13 de abril, em Manchester, na Inglaterra.