A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) divulgou a programação do XLVIII Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação de Verão/Troféu Maria Lenk de Natação/Taça Correios, a ser realizado no Parque Aquático Maria Lenk, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, em piscina de 50 metros, no período de 6 a 11 de maio próximo.
Trata-se da última seletiva olímpica da natação brasileira, visando a definição da equipe nacional que irá aos XXIX Jogos Olímpicos, em Pequim, no mês de agosto próximo. Da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), o nadador Kaio Márcio de Almeida já tem índice para as provas de 100 e 200 metros nado borboleta.
Pela programação divulgada pela CBDA, a piscina oficial de 50 metros do Parque Aquático Maria Lenk estará liberada para treinamento das equipes, nos horários das 9 às 12 horas e das 16 às 19 horas, já a partir do dia 5 (segunda-feira).
O Congresso Técnico e de Abertura será realizado no dia 6 (terça-feira), às 10 horas. no Salão do Parque Aquático Maria Lenk. Nesta data, as piscinas estarão liberadas para treinamento das 8 às 12 horas. No período da tarde, a partir das 16h30, ocorre o aquecimento para primeira etapa de eliminatórias. Essas provas começam às 18 horas, sendo que as finais desenvolvem-se na manhã do dia 7 (quarta-feira), com aquecimento, a partir das 8h30, e disputas a partir das 10 horas.
Mais quatro etapas de eliminatórias e finais serão desenvolvidas até o dia 11 (domingo), com eliminatórias sempre a partir das 18 horas do dia anterior às finais marcadas sempre para o período da manhã, a partir das 10 horas, exceto no dia 11 (domingo), quando as finais terão início às 10h30.
Neste mesmo dia, após a realização das provas, ocorre a entrega dos troféus aos clubes vencedores e atletas, com melhores índices técnicos e eficiências. Logo após a entrega dos prêmios será tirada a foto oficial da Delegação Brasileira de Natação que estará participando da Olimpíada de Pequim 2008.