A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) acaba de divulgara a programação para a disputa do XLVII Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação (Troféu Brasil/Taça Correios), a ser realizado no Parque Aquático Júlio de Lamare Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, piscina de 50 metros, no período de 1º. a 6 de maio próximo. Apontada como uma das favoritas ao título, a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), do técnico Márcio Latuf, segue sua preparação, em ritmo intensivo, para a disputa.

O Troféu Brasil será a última competição seletiva para a formação da Seleção Brasileira de Natação que participará dos XV Jogos Pan-Americanos, Rio 2007. O cronograma de sua realização prevê já para o dia 30 de abril, a liberação das piscinas do Parque Aquático Júlio de Lamare, no Maracanã, para treinamento das equipes, nos horários das 9 às 12 horas e das 16 às 19 horas.

O Congresso Técnico será realizada na manhã do dia 1º., a partir das 10 horas, no salão do Parque Aquático Júlio de Lamare, sendo que as piscinas estarão liberadas para treinamento das 9 às 12 horas. Neste mesmo dia, a partir das 15h30, o aquecimento e às 17 horas, o início das eliminatórias da 1ª etapa.

De 2 a 5 de maio, pela manhã, a partir das 10 horas, finais A e B, com os melhores 16 tempos das eliminatórias da tarde anterior. As eliminatórias ocorrem sempre a partir das 17 horas. No dia 6, a partir das 10 horas, as finais da última etapa de eliminatórias.

UNISANTA na briga – Com o objetivo de brigar pelos títulos dos Campeonatos brasileiros absolutos (Troféu Brasil e Troféu José Finkel), a UNISANTA trouxe reforços de peso para a temporada 2007. O principal nome é o do campeão mundial e recordista mundial dos 50 metros nado borboleta, o paraibano Kaio Márcio.

Além de Kaio Márcio, a equipe santista trouxe Leonardo Guedes, recordista de campeonato brasileiro nos 100 metros costas e campeão mundial júnior; Daniel Orzechowski, especialista no estilo costas; Yana Medeiros, especialista em nado borboleta; Daynara Lopes de Paula, recordista sul-americana dos 50 metros nado borboleta; Felipe Lima, recordista sul-americano nos 100 metros estilo peito; Maurício Torres, nadador especialista em estilo medley, Geraldine Simões, especialista em estilo costas; Yuri Costa, medley; Luis Rogério Arapiraca, fundista, campeão da Copa Latina, campeão dos Jogos da ODESUR, campeão do Troféu Brasil e Finkel; Leonardo Sumida, especialista em estilo costas; Gabriel Pedrão, medley e peito; Marco Sapucaia, velocista (crawl e borboleta), que volta a nadar pela UNISANTA, depois de dois anos afastado da equipe, Vinicius Gobel, fundista; Ana Marcela Cunha, campeã brasileira de águas abertas, e Lívia Carvalho dos Santos.