Carlos Alonso Farrenberg, atleta para olímpico da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, e o seu técnico, o professor Renato Bartolo, participam nesta quinta-feira (30/4) do 1º Fórum Regional "O Esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa com Deficiência", em Catanduva. O evento, que tem como objetivo mostrar programas que incluam as pessoas com deficiência nos esportes, reúne representantes de 112 municípios da região de São José do Rio Preto.
Esse fórum regional tem a chancela da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Ao todo, serão realizados oito fóruns no Estado de São Paulo até o mês de junho. O objetivo é mostrar programas bem sucedidos que incluam as pessoas com deficiência nos esportes. Apoiam o evento as Secretarias de Estado do Esporte, Lazer e Turismo e da Educação, além da Prefeitura Municipal de Catanduva.
Farrenberg, destaque da natação brasileira nos Jogos Parapan-americanos Rio 2007 e Jogos Paraolímpicos de Pequim 2008, integra a Comissão Estadual de Atletas Paraolímpicos e será um dos anfitriões do Fórum marcado para Santos em 2 de junho próximo. Ele e o técnico Bartolo abordarão a participação do atleta paraolímpico nas principais competições de alto rendimento.
Nesta quinta-feira (30), ao longo da tarde, representantes da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência irão apresentar propostas, projetos e desafios para a inclusão das pessoas com deficiência no esporte, além do Plano de Ação Paradesportivo do Estado de São Paulo. Também serão apresentados projetos bem sucedidos da Prefeitura de Catanduva, do Comitê Paraolímpico Brasileiro e da APABB São Paulo, organização não-governamental que atende pessoas com deficiência e é ligada ao Banco do Brasil.
Além de Catanduva, sediarão Fóruns as cidades de: Bauru (13/05), Penápolis (14/05), Jaguariúna (26/05), Ribeirão Preto (27/05), Votorantim (28/05), Santos (02/06) e São José dos Campos (04/06).
O 1º Fórum Regional "O Esporte e o Lazer na Inclusão da Pessoa com Deficiência", ocorre no Salão de Festas do Buffet Mazzi, Jardim Monteleone, em Catanduva. Entre outros assuntos, serão abordados o Plano de Ação Paradesportivo do Estado de São Paulo: A inclusão pela Educação Física, Esporte e o Lazer; as propostas, projetos e desafios da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Propostas, Projetos e Desafios.
Serão ainda discutidos os projetos "Incorporando as Diferenças", da Prefeitura Municipal de Catanduva/CELT, "Esporte Paraolímpico no Brasil", do Comitê Paraolímpico Brasileiro, "Atividade Física e Lazer para Todos", da APABB São Paulo.