Faltou pouco, muito pouco para conquista de uma medalha em sua primeira participação paraolímpica, mas o nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), de Santos, Carlos Alonso Farrenberg, o Carlão do Brasil (Bartha Engenharia/Loterias Caixa), volta ao Brasil com a certeza de ter feito um grande papel nos Jogos de Pequim.
Na manhã desta segunda-feira (15), último dia das provas de natação, Farrenberg bateu recordes sul e pan-americanos nos 50 metros nado livre, categoria S13 (deficiência visual), nadando para 24s62, tempo que valeu sua ascensão ao “Top Four” da natação mundial em sua categoria.
O ouro ficou para o ucraniano Oleksii Fedyna, com nova marca mundial e paraolímpica, de 23s75. O antigo detentor dos recordes mundial e paraolímpico, o grego Charalampos Taiganidis, ficou, com a prata, nadando para 24s19, enquanto o russo Andrey Strokin terminou sete centésimos à frente de Carlão Farrenberg, ficando com o bronze, em 24s55.
“Em termos de marcas pessoais, foi excelente, mas faltou uma medalha”, destacou o nadador da UNISANTA, que, em Pequim, melhorou todas as suas marcas, com direito a novos recordes sul e pan-americanos nas provas dos 50 (24s62) e 100 (54s70) metros nado livre, categoria S13.
Além disso, Carlão baixou em mais de 12 segundos seu tempo nos 400 metros nado livre, terminando em quinto lugar em Pequim, com 4m27s16, e em 1s18 o tempo nos 200 ,medley, além de também obter o quinto lugar nos 100 metros nado livre e a condição de finalista paraolímpico em três das quatro provas disputadas em sua primeira Paraolimpíada.
Para seu técnico, Renato Bartholo, que permaneceu no Brasil, o desempenho de Farrenberg pode ser definido como “fantástico”. Segundo o treinador, “os tempos do Carlão mostraram uma grande evolução técnica e atlética. A gente lamenta a coroação traduzida na conquista de uma medalha, mas não podemos deixar de expressar nossa satisfação e contentamento. Agora, é retomar os treinamentos e iniciar a preparação para Londres, em 2012, já que ele, Carlão, assegurou sua presença entre os grandes nomes da natação paraolímpica mundial”.