O nadador da Universidade Santa Cecília (UNISANTA), Kaio Márcio de Almeida, campeão pan-americanos dos 100 e 200 metros nado borboleta, não pensa em outra coisa que não sejam os Jogos Olímpicos de Pequim, competição para qual já tem índices garantidos. Nem mesmo o fato de ter obtido duas de suas maiores conquistas em piscina curta – foi campeão mundial dos 100m borboleta e recordista mundial dos 50m borboleta – o seduziram a ponto de encarar a presença em quatro etapas internacionais da Copa do Mundo de Natação, tradicional competição em piscina de 25 metros.

Como um dos três melhores índices da natação brasileira, ele teria o direito, ao lado de Thiago Pereira e César Cielo Filho, de escolher as cidades e países de sua predileção. Isso, porém, não se efetivou.

Kaio e a técnica Rosane Carneiro querem mesmo encarar disputas de alto nível, principalmente na Europa, mas em piscina longa, parâmetro adotado para as disputas olímpicas. Kaio quer aprimorar suas performances nas piscinas longas e repetir resultados como os obtidos nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, em julho último.

E como informa, Alexandre Pussieldi, no Blog do Coach, no concorrido site Best Swimming, outros dois nadadores brasileiros seguem o mesmo caminho: André Schultz, que não quer perder nem aula, nem treino, e Flávia Delaroli, que prefere ficar em São Paulo treinando para 2008.

Além das competições em piscina de 50 metros na Europa e outros pontos do Exterior, Kaio Márcio estará com a equipe da UNISANTA nos campeonatos brasileiros absoluto (Troféu José Finkel), em setembro próximo, em Santa Catarina, e sênior (Troféu Daltely Guimarães), no mês de dezembro, em São Paulo.